ELEIÇÕES 2014 - PSB E MARINA E A POSIÇÃO NO 2º TURNO

Leio na coluna de uma articulista da Folha que o PSB encontra-se rachado diante à postura de Marina Silva, que, sentindo-se "magoada" pelas ofensas do PT no 1º turno, tende a cair nos braços do PSDB. Como se Aécio também não a tenha emparedado igualmente. Para tanto, como justificativa para inglês ver, cobra a promessa do fim da reeleição, algo que extrapola a competência do Executivo, pois, como alteração na Constituição, precisará da aprovação do Congresso Nacional.

Alguns fatos precisam ser relevados: O PSB, sempre esteve ombreado com o PT, assim como outra sigla, O PC do B, tem ligações históricas, vindo em todas as eleições nacionais lado a lado, romperam apenas na insistência de Eduardo Campos querer ser o candidato, o que fez com que Cid e Ciro Gomes fossem para o PROS, por discordarem disso. Marina caiu de para-quedas no PSB, aceita, possivelmente, pelo seu patrimônio de 20 milhões de votos na eleição de 2010, foi tão de afogadilho sua entrada, parecendo coisa de ocasião para ambos os lados, ela e o partido que passou a abrigá-la. Os fatos que se sucederam com o acidente trágico de Eduardo Campos a colocou na cabeça de chapa, sem tempo para maiores contemporizações, em plena campanha eleitoral. Agora, excluída do 2º turno, as diferenças se tornam mais nítidas, ou seja, Marina é recém ingressa na legenda, será que o PSB se vergará aos seus propósitos, ou o divórcio que se imagina no futuro esteja se materializando de forma precoce ? Luiza Erundina diz que o certo é liberar a posição dos eleitores, não apoiando Aécio e nem Dilma, o que seria o mais coerente para quem deblaterou em ser uma alternativa aos dois lados.