À Francesa

Tenho recebido e-mails veiculando extensa reportagem atribuída à revista francesa France Footbal a respeito do Brasil e da Copa do Mundo em realização em nosso país.

Dentre os trechos destacados – caso de um dos e-mails – podemos citar os seguintes:

- “A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo. A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios. Tudo se desenvolve à base de propinas. Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles”.

- “O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula ... e seu bordão é: ‘pior que está não fica’. Será? Em uma das músicas deste palhaço analfabeto, ele diz: ‘Ele é ladrão, mas é meu amigo!’. Isso traduz bem o espírito do brasileiro”.

- “Ano passado os brasileiros saíram às ruas para manifestar. Pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado à inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém responsabilizado. Há um movimento chamado ‘Black Blocs’ que ameaça revidar a violência do Governo”.

- “Em 2007 o Brasil construiu um estádio para o Pan-Americano do Rio e homenageou quem???? Um diretor da FIFA, um brasileiro, corrupto para variar: João Havelange! No Brasil corruptos recebem homenagens. O estádio era tão ruim que não durou nem 6 anos”.

- “Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembu. Ao invés de reformá-los, construíram um 3° estádio, Itaquerão, a 23km do centro da cidade e sem metrô até lá. O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes. Exceto os seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao ‘Timão’ . Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Uma reforma custaria menos de 100 milhões de Euros. Um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões), um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses”.

Outros trechos foram ainda destacados, referindo-se ao trem-bala da Dilma, a doenças erradicadas na França desde o século XVIII, e por aqui não, como dengue, malária ou doença de Chagas, aos médicos cubanos, etc.

É realmente interessante o conhecimento que o autor ou autores do texto têm de particularidades do nosso país. Parece até escrito por brasileiros.

Apesar disso, lendo-se toda a matéria, podemos admitir que fica realmente difícil fazer contestações. Talvez ao final, aquela patriotada deles... Mas mesmo assim, permanece pertinente a pergunta do de Gaulle, "que país é este"?

Entretanto, algo indica que a resposta pode estar no aperfeiçoamento das instituições. E pra que isto ocorra, é preciso que se aperfeiçoe o homem brasileiro. Que ele se livre do preconceito, em todos os níveis (político, sexual, religioso, racial...), da orientação oportunista (a lei de Gerson, levar vantagem em tudo a qualquer custo). E precisamos propiciar-lhe maior acesso à informação, sendo para isso necessário aprimorarmos a educação, erradicarmos em definitivo o analfabetismo. Mas não chamando Paulo Freire de subversivo, um cara que conseguiu conceber um método de alfabetização de pessoas em 45 dias!

O preconceito é um dos piores males. Tem gente que ouviu dizer que o bolivarianismo não presta e sai repetindo isso por aí sem saber absolutamente o que significa. Se você estuda um pouco e sabe mais ou menos o que é, então será lícita a sua crítica. Que deverá ser respeitada. Se não, trata-se de falta de informação.

Tem gente que escuta o nome Brizola e se arrepia. Não sabe que é dele a frase que enunciamos, não sei se com as mesmas palavras, "o preconceito é um dos piores males" ou "o preconceito é uma merda".

Por outro lado, o homem europeu ou o americano não é assim também tão aperfeiçoado ou evoluído. Ou não teriam semeado a pobreza, o subdesenvolvimento e a miséria no sudeste asiático, em regiões do leste europeu, em todo o Terceiro Mundo, de onde tiraram basicamente tudo o que contribuiu para o seu desenvolvimento de hoje. E não teriam conseguido reduzir a África ao que há de mais sub-humano em termos de condições de vida no mundo. Sem falar nas bombas, agora através de drones, que continuam lançando por aí contra populações civis indefesas (mulheres, idosos, crianças, trabalhadores).

A não ser que eles sejam uma outra raça, mais evoluída. Ou os eleitos ou escolhidos por Deus! Adoradores do Bezerro de Ouro!

Rio, 14/06/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 08/10/2014
Código do texto: T4991284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.