"O ASSALTANTE SOLIDÁRIO"

Palavras de um dos malfeitores crucificados com Cristo: “Jesus, lembra-te de mim quando estiveres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:39-43).

Às vezes, uma pessoa aparentemente educada e gentil no trato social, quando submetida a uma situação de “stress” mostra-se excessivamente nervosa e agressiva. Obviamente, contrariando as expectativas esperadas. Tal comportamento, também pode ser observado nos “rachas de futebol” e em outras práticas de esportes, onde o espírito competitivo impele aos praticantes a essas idiossincrasias. Momentaneamente, o cidadão encontra-se desarmado, demonstrando características, até então, localizadas no recôndito mais profundo de seu ser. Por outro lado, indivíduos aos quais, pouco ou nada esperamos deles, em determinadas situações são capazes de nos surpreender, praticando atos de extrema bondade...!

O motivo desse nosso novo encontro foi o de relatar um fato que mostra uma situação inesperada, vivenciada durante a um assalto em um ônibus inter estadual. Alguns meliantes, disfarçados de viajantes renderam o motorista obrigando a parar o veículo. Os passageiros tiveram que entregar todos seus pertences sob a mira de armas de fogo pelos assaltantes. Uma senhora desesperou-se e começou gritar, sendo rapidamente contida com uma coronhada na cabeça. Todavia, em uma das poltronas, um senhor permaneceu alheio ao triste evento, aparentemente dormindo, apesar de ter ficado sem a carteira e a mochila de roupas.

Tal fato chamou a atenção dos assaltantes, um deles dirigiu-se até a poltrona do referido passageiro, utilizando-se de uma lanterna para melhor visualização do “dorminhoco”. De repente sacudiu-o e olhou para ele profundamente e em seguida, perguntou-lhe sobre sua saúde:

-Você está doente?

-não estou me sentindo bem, respondeu ele.

- Para onde você vai? Perguntou o facínora

- Sinopi, respondeu ele.

- Quando chegar ao seu destino procure logo um médico, pois seu estado geral inspira maiores cuidados, disse o bandido compadecido.

- Como vou fazer isso, vocês pegaram meu dinheiro e não tenho outros recursos?

Imediatamente, o ladrão procurou no saco onde tinha colocado o fruto do assalto, sendo a carteira devolvida com outros pertences da vítima. O bandido antes de deixar o ônibus, tornou a relembrá-lo da urgência da consulta médica. Após o término da viagem, o pretenso doente foi ao médico e o clínico recomendou a sua imediata internação no hospital da cidade. Infelizmente, foi detectado um câncer de fígado, já no estágio terminal. Depois de alguns meses de sofrimento, o quadro piorou, evoluindo para o óbito.

No caso em questão, nenhum dos passageiros percebeu a calamitosa situação em que se encontrava o colega de viagem, sendo ignorado por todos. Curiosamente, a solidariedade veio por intermédio de uma pessoa aparentemente destituída de tal sentimento. Esse contraste de comportamento demonstra claramente que os limites entre o BEM E O MAL nem sempre são tão nítidos. Ou, traços de bondade e maldade habitam o coração de todos, indistintamente. Portanto, antes de julgar alguém, devem ser considerados os diversos aspectos da natureza humana, para não se cometer injustiças. Isso não quer dizer que os crimes não devam ser punidos e o rigor das penas não deva ser de acordo com os atos cometidos. Todavia, a capacidade de recuperação nunca deve ser desprezada.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 08/10/2014
Reeditado em 23/10/2014
Código do texto: T4991838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.