ATÉ ONDE SOMOS RESPONSÁVEIS II

Você é usuário do Windows? Possivelmente sim!

Segundo o pessoal da área, o Windows é a programa de software mais utilizado no mundo. Tanto é que no recrutamento e seleção de pessoas nas empresas, além de perguntar se o candidato usa computador, perguntam se domina o Windows e a seguir, o Office, seu complemento de ferramentas. Agora por exemplo, estou escrevendo usando ambos como base de trabalho.

Porém, vergonhoso dizer que a grande maioria dos usuários desses programas, no Brasil não tem registro dos mesmos. Ou seja, usam de forma ilegal.

É muito fácil. O próprio vendedor do computador já oferece os ditos programas instalados. E, quem não oferece não vende. Sei disso porque quando vou trocar a máquina por uma melhor, sempre pergunto o que vem. E aí, peço para por um ou outro programa que também utilizo no dia-a-dia. E o vendedor instala e pronto.

Se fosse tudo legalizado, custaria os olhos da cara. Deve aumentar uns R$ 1200,00 pelo menos, para colocar todos os programas que preciso utilizar para minha comodidade e diversão.

É por isso que a maioria das pessoas dizem não adquirir as licenças e preferirem usar os programas denominados Piratas.

Mas, não precisa ser assim. Há os chamados programas de código aberto, como o LINUX. Um programa semelhante ao Windows e que dispensa licença. Está lá na rede. É só fazer o download e pronto. Então só é pirata quem quer. Não é?

Mas o pessoal reclama! O Linux não é igual ao Windows. O Windows é muito melhor. Hum... interessante! Será por isso que ele é pago? Porque alguém teve que se deter em sua elaboração imaginando o que poderia ser útil ou não, que problemas poderiam ocorrer, o que o usuário espera para sua satisfação, etc? Deve ser um trabalho caro. Não é? Afinal, exige muita responsabilidade e estudo. Então, faz sentido que ele seja cobrado e realmente caro.

Mas de todo esse exercício mental, chamo a atenção para o seguinte: Só ficamos a margem da lei se formos desonestos. Se nós formos Éticos e Responsáveis, não precisamos ficar a margem. Olha, Marginais heim? Igual aqueles que assaltam no semáforo. Que feio não é?

Eu posso usar um outro programa que independe de licenciamento. Não estarei lesando ninguém. Nem mesmo a Microsoft tão criticada como representante de um imperialismo colonialista e que investe milhares de dólares por ano em questões sociais. Estarei em Paz comigo mesmo. Quer coisa melhor que estar em Paz?

E não vou precisar dizer para ninguém: “É tia, eu podia tá roubando por aí, mas tô Pirateando porque não tenho. A vida me foi ingrata.....”.

Queridos, responsabilidade social começa em casa. É exercida primeiramente da pessoa para consigo mesmo. Não é apenas um discurso! Demorou, mas acordei para isso! Agora estou me movimentando para corrigir meus erros. A propósito, já estou usando o Linux. Pense nisso você também!

Mauricio Gonçalves de Moura
Enviado por Mauricio Gonçalves de Moura em 24/05/2007
Código do texto: T499417
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.