A ALÇA DO SUTIÃ - 2

O que passo a escrever aqui surgiu a partir da leitura da crônica ‘A alça do sutiã’ que publiquei em vários sites e em alguns jornais. Tenho alguns costumes que, às vezes, surtem resultados na molecada – isto é, faço-os lerem textos de diversos autores, inclusive os meus – e sabe como?

Pois bem, vamos aos pormenores. Faço a escolha de dez textos – isto é, após escolhidos, encaderno-os com linhas para comentários. Levo tais cadernos para sala de aula e eles ficam sobre a mesa indicada para o professor. Os alunos já sabem: pegam, lêem e comentam – e para incentivo há um acréscimo à nota (sei que não seria o correto, mas com os adolescentes sempre precisamos de trocas – sei muito bem disso porque tenho que fazer certas trocas em casa... essa idade! E o meu ainda tem onze anos!). E, num desses comentários, determinada aluna – após comentar o texto, chamou-me e disse:

- Professor, muito legal o seu texto – e realmente não fica legal a mulher com a alça do sutiã virada, mas o que o senhor acha da mulher que deixa as alças do sutiã à mostra?

Pensei alguns segundos e disse que em casa pensaria mais sobre o assunto e escreveria uma crônica – nada mais justo para um cronista que uma sugestão de assunto cair em mãos – e mais bem-vinda ainda da boca de uma mulher. E cá estou eu novamente a escrever sobre as mulheres, melhor, sobre determinados comportamentos das mulheres.

E pensando – inclusive na hora que ela disse o assunto veio-me à mente que, em alguns casos, fica até charmoso. (Ou, convidativo! Sedutor! Seria isso?) Prosseguindo: imagina uma mulher loira ou morena (prefiro morena) numa roupa elegante – sugiro uma blusa azul, sutiã branco... Não, outra sugestão: uma blusa – não sei como chamam esse tipo de blusa – que só tem uma manga... Pois bem, vou intitulá-la de ‘blusa de uma manga só’, azul, sutiã num tom azul mais escuro – sobressai... Ou, aquelas blusas bem ‘largas’ que o decote cai e desce sobre braço (apenas de um lado, ou de ambos) – e lá fica a alça aparecer... Parece-me charme! (E você, leitor/leitora?)

Em outras situações: tiram uma das alças e passam apenas em volta do pescoço. Antes os seios eram sustentados através de duas alças sobre os ombros – tirando uma, o pescoço que tem que agüentar! Fazer o quê? Cada uma faz o que bem entender (sem falar nas que não gostam de usar...). Prefiro as últimas...

Voltando ao assunto. Creio que o sutiã é uma peça muito útil, como comentei na crônica primeira de mesmo nome, e além de útil, são belos! Encobrem belas formas, sabores e cores! E, aparecendo ou não as alças, são maravilhosos! São charmosos! (E lá vou eu para o extinto ‘homem’... Qualquer dia desses perderei a vergonha e escreverei apenas sobre os conteúdos guardados nessa aconchegante peça – e nem sei se vou ter público para ler sobre o assunto.)

Então, menina-flor-mulher que me deste a idéia para o texto de hoje: as alças à mostra considero charme – e não um relaxo (apesar de algumas nem ligarem se as alças estão à mostra ou não). Apenas é uma das marcas da mulher – e sabe por quê? Amanhã escrevo porque é uma das marcas da mulher.

23 de Maio de 2007

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 24/05/2007
Código do texto: T499560