ESTOU DE SACO CHEIO DE OUVIR:PROFESSOR É BURRO!!!

Às vezes as coisas acontecem para que possamos nos aborrecer. Fala se muito em democracia mas não se respeita as opiniões em contrário. Nelson Rodrigues já dizia: A unanimidade é burra! Jamais sem as divergências se chegará às convergências. Quando escuto uma colega em discussão em que todas as vezes diz: Os professores são burros! Os professores não sabem votar! Eu sei das coisas porque sou professora de História.

Quando brinquei: Quais serão as chances do neto do Tancredo de ser eleito." Que neto do Tancredo. Isso não quer dizer nada! Tancredo era cria da ditadura!" Ai disse: Dilma é honesta. Não enriqueceu ilicitamente. Foi guerrilheira mas isso não é desonra! E disse novamente: professor não conhece nada! Eu sou professora de História.

Bem, nasci no interior da Bahia,Santa Maria da Vitória e, ao chegar na adolescência comecei a me engajar ,ou melhor, a ser mais politizado. Cresci ouvindo falar sobre Morais,Duotor em Sociologia, nosso conterrâneo, um dos fundadores da liga camponesa, comunista convicto, amigo particular de Paulo Freire e tantos outros, foram colegas de vida e de cárcere. Clodomir foi cassado pela ditadura de 64.

Também cresci com a Guerra do Vietnã, porque convivi com norte americanos que foram convocados para a guerra e muitos pereceram em combate e de certo modo acabamos sendo envolvidos pelos acontecimentos.

Participei pela campanha “Anistia total e irrestrita já” com os abaixo assinados.

Na campanha das diretas Já, eu estava no Vale do Anhangabaú, naquela tarde e noite histórica, com Osmar Santos na locução, gritando, âo,ão,ão, ladrão,ladrão, ladrão, numa referência ao João Figueredo, e ouvir todos os oradores, dentre eles Ulisses Guimarães, e muitos outros nomes. Situação e oposição e ali ficamos sabendo que a emenda Dante não havia passado.

A proclamação da República se deu em 1889.O golpe se deu em 1964, acabando com eleições diretas para presidência e governador. Nem todos tinham direito a votos. Mulheres, analfabetos etc.........Retomamos às eleições diretas em 1989 praticamente vinte e cinco anos após ditadura.

Falando do golpe militar, Castelo Branco foi o primeiro presidente e que amargou grandes derrotas no congresso. Artur da Costa e Silva, seu sucessor, encomendou o A.I, através do Gama Filho e se investiu de totais poderes se protegendo do próprio Congresso Nacional e evitando assim as derrotas, mas foi o seu sucessor, Emílio Garrastazú Médici o militar que mais fez uso do A.I.5. Foi o responsável pela demissão do então João Saldanha, jornalista, comunista e técnico da seleção brasileira.(Foi demitido no ar......quando o avião aportou e as portas se abriram uma multidão de jornalistas lá estavam perguntando sobre a sua demissão da seleção e ninguém, inclusive ele sabia de nada.

Ernesto Geisel, sucessor de Médici, foi o presidente responsável pela Distensão política, fechou o Congresso Nacional (acompanhei ao vivo via rádio) e todos devem se lembrar. Foi através desta distensão que se antecipou a entrega do poder, dos militares para os civis e o João Batista Figueiredo, General, filho de General que foi exilado, sucedeu o Geisel através de uma eleição indireta e, naquela eleição, houve um concorrente pela oposição, o General Euler Bentes e que foi derrotado, mas naquela eleição surgiu a figura emergente paulista que se transforaria talvez no nome mais forte da oposição,do então MDB, Orestes Quércia, eleito senador com votação extraordinária.

Fomos às ruas na busca das eleições diretas, mas João Figueiredo não cedeu nenhuma vírgula de si fazer diretas em 1984,manteve a indireta que elegeu o seu Sucessor, Tancredo Neves, em uma disputa com o lendário Paulo Sallim Maluf e que, por razões já conhecidas ou desconhecidas, não tomou posse em razão de enfermidade e falecimento. Pucos sabem que o Zé Sarney, usou artifícios políticos que fizeram com que Ulisses sentasse em um supositório gigante e ele acabou sendo efetivado no cargo vago para Presidente da República, brigou por mais um ano de mandato conseguindo o seu intento, promulgou a Nova Constituinte e também passou a faixa de presidente para o seu sucessor , Fernando Collor de Mello, eleito pelo voto direto.

Voltando à Dilma ser honesta. Ela, com a lábia e as articulações que lhe são peculiares, deu um golpe financeiro no Carlos Lamarca. Não entrarei em detalhes. Mas estou de saco cheio de ouvir: Professor é burro, não conhece nada e não sabe votar! Democracia é o exercício da escolha, certa ou errada. E nos exercita a fazer correções dos erros e aprimorar os acertos e ou aprender com os próprios erros.

João Nogueira da Cruz
Enviado por Jota Kameral em 13/10/2014
Reeditado em 13/10/2014
Código do texto: T4997847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.