''' UM LIVRO 'AS AVESSAS ''

Muito tempo no passado e um amigo, em um barzinho tomando uns chopinhos no fim do expediente de sexta-feira, dizendo que....

...novela é anti-cultura, e pessoas a nossa volta ficaram um tanto quanto indignadas,chocadas e bateram boca com ele, eu fiquei calado, quieto mesmo pois achava que ele tinha cincoenta por cento de razão e cincoenta não, tema polêmico este, e era o momento para relaxar, descontrair, se divertir, e não discutir assuntos que apenas dividem e nada somam,, mas sempre depois deste dia eu toda vez que uma nova novela começava eu via os primeiros capítulos e pronto, eu já sabia...nada de bom realmente viria, tudo se repetiria, claro que houveram algumas pequenas excessões mas no conjunto da obra eu tambem com o tempo via que ''novelas'' nada de bom ''trazia'', opinião pessoal minha, não coloco isto em discussão nunca, me abstenho, como o livro maior ensina...''....na dúvida, abstenha-se'', e eu nunca consegui seguir, acompanhar uma novela do primeiro ao último capítulo, nunca gostei nem de frases feitas muito menos de coisa que me ''prenda''.

Tenho o canal internacional aqui onde moro nos EUA e mato minhas saudades da minha terra natal e do país do carnaval assistindo os programas, choro, rio, me divirto e na maioria das vezes me decepciono, fico triste com as noticias, a distancia e a saudades dá uma outra dimensão de enxergar o meu país e surpresa!!!..comecei a assistir a novela que já terminou...Meu Pedacinho de Chão, gostei e vi muitos capitulos para matar a saudade do jeito caipira e errado de falar o portugûes, não via nada de mais na ''falação acaipirada'' e errada que os personagens falavam, senti quando acabou e outra começou, a tal de '' Boogiee oooogieee ''...mas estou gostando de ver tanto sofrimento da personagem Sandra...que dó!!!dela e de todo mundo...incrível o que a saudades da terra mãe faz...até assistir novelas a saudades faz, e pior, ter vontade de não perder nenhum capítulo mesmo sabendo que no dia seguinte ainda nada mudou, novelas mudam devagarinho e não consigo assistir Geração Brasil e nem Império...mas algo curioso aconteceu com Imperio que me levou a prestar atenção....

Foi quando o filho se apaixona pela amante jovem do pai.

Deu um estalo em mim....já havia visto algo parecido mas 'as avessas...no livro Meu Filho Meu Filho de Howard Spring, de 1937 se não me falha a memória e que foi levado 'as telas do cinema em 1940, é o pai que se apaixona por Maeve a namorada do filho e tem um caso com ela, ela cede e fica na dúvida entre pai e filho...

Meu amigo não tinha tanta razão então.

Novelas não são anti-cultura não, tanto prova isto esta minha associação com o famoso livro, ao ver a novela minha mente na hora, meu computador mental , foi buscar e achou...que quem busca, quem procura, acha....com certeza!!! agora, seria bem melhor se fosse a novela baseada no livro, mas como não é me contento do jeito que ela é...me mostra pessoas falando portugues, cenas do Brasil e só quem mora fora em um exilio voluntário como o meu consegue entender.

============

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 15/10/2014
Código do texto: T4999882
Classificação de conteúdo: seguro