BRIGAR POR POLÍTICA

ATÉ VELHOS AMIGOS estão entrando em discórdia por conta dessas eleições. Isso é negativo. E sei que acontece. O que posso dizer a meus queridos amigos – em sua maioria pobres, pertencentes à classe trabalhadora, como eu – é que em vez de defendermos ou acusarmos Aécio ou Dilma, PSDB ou PT, nós bem que poderíamos aceitar as opiniões e visões uns dos outros, e ponto. Sempre haverá um monte de coisa errada de ambos os lados: PT e PSDB, situação e oposição, esquerda e direita, assim como todos os partidos envolvidos. Penso que mais importante do que saber das falhas cometidas por ambos os partidos e seus coligados é, pra gente, entender que em função das leis vigentes no país, todo tipo de corrupção tem seu terreno fertilizado para ela crescer. As leis eleitorais, por exemplo. Elas permitem que grandes empresas privadas financiem ricamente as campanhas de quaisquer partidos e candidatos. O que leva uma empresa a investir na candidatura de alguém? Isso me parece tão primário. A resposta é elementar: o dono dessa empresa quer favores políticos, aprovação de leis que a favoreça, etc. Acho que essa discussão é a número um na pauta de mudanças que pretendemos – se é que realmente pretendemos mudanças. Com essas regras atuais, fica praticamente impossível alguém se eleger sem gastar uma fortuna – dinheiro vindo das mãos de ricos investidores que vão querer o retorno depois das eleições. Os investimentos são feitos basicamente em propaganda. Isso sem citar as compras de votos, o que, claro, já é crime. Ora, se sabemos que no mundo atual “propaganda é a alma do negócio”, é claro que quem investir mais nela vai colher melhores frutos. E o jogo é desigual. Alguns candidatos tem ricas campanhas, e outros, campanhas pobres, usando apenas o fundo do Governo, determinado por lei. Enquanto tal desigualdade de condições ocorrer, jamais teremos uma política renovada, que é o que, no fundo, todos queremos, mas nos falta a capacidade de resumir numa frase adequada o que queremos: “QUEREMOS UMA REFORMA POLÍTICA”. E acho que, sinceramente, quem for contra uma reforma política que CRIMINALIZE o financiamento privado de campanhas eleitorais... das duas uma: ou precisa urgentemente parar para estudar o assunto e refletir sobre ele, ou está satisfeito com nossa política como ela é, o que acho pouco provável vindo das pessoas que conheço. Claro, amigos: essa a apenas a minha opinião. Um belo domingo de sol a todos!!!