ENCONTRO COM UMA PERSONAGEM(EC)

Ela apareceu numa noite fria e sentou-se ao meu lado. Eu estava terminando de ler AGUA PARA ELEFANTE e fiquei meio amendrontada quando ouvi sua voz mansa me perguntando.

Por que você tornou aquela noite de Natal tão infeliz para mim e a minha mãezinha?

Fiquei um longo momento buscando as palavras que amenisassem aquela pergunta. A angústia tomou conta de mim e um silêncio intenso nos rodeou.

Como dizer para aquela criança que foi necessário o trágico desfecho?

Como dizer-lhe que no afã de mostrar que a violência tinha que superar a ficção para ser algo bem real mesmo sendo trágico eu fora longe demais?

Como lhe dizer que chorei quando terminei de escrever e que tive vontade de mudar o final mas fui vencida pela vaidade de ter conseguido atingir o clímax pedido pelo desafio do EC?

As palavras estavam embaralhadas na minha mente. Eu não conseguia formar uma frase.

Depois de muito tempo lembro que balbuciei - me perdoa?

Diante do silêncio tomei coragem e expliquei a ela que a missão do escritor é fazer daquilo que escreve algo que as pessoas que o lêem acreditem ser real.

Que vivemos num mundo mágico onde a realidade se confunde com a ficção e que, por vezes, também acreditamos naquilo que a nossa imaginação dita.

Que somos escravos de pensamentos que vivem nos rodeando o tempo todo. Se chove queremos prosear sobre a beleza das águas vindas do céu. Se faz Sol queremos descrever o encantamento das roupas no varal, do sorriso das crianças que poderão brincar mais tempo ao ar livre.

E falei falei e ela alí quietinha me observando como se tivesse absorvido cada palavra e me perguntou - Então eu não sou real? Eu vivo apenas na sua imaginação e por isso você fez aquilo de ruim comigo e a minha mãezinha?

Novamente fico sem ação e tenho vontade de abraçá-la mas ela apenas se afasta de mim com um olhar manso que a minha mente aceitou como se fora um perdão.

http://encantodasletras.50webs.com/encontrocomumapersonagem.htm

** O EC a que me refiro é UM NATAL MUITO INFELIZ.

Maria Luzia Santos
Enviado por Maria Luzia Santos em 19/10/2014
Reeditado em 19/10/2014
Código do texto: T5004913
Classificação de conteúdo: seguro