E por falar em corrupção.

E por falar em corrupção.

Nosso maior engano é achar que a corrupção está longe de nós. Restrita. Como naqueles casos em que quase sempre envolve política. Pior: quando se acha que a corrupção é algo que se está em tudo e em todos, menos em nós. Assim, é válido ressaltar o conceito de corrupção de acordo com nosso dicionário : é a prática de . desonesta. Uma perversão. Ora, sendo assim, é fácil fazer uma breve reflexão e saber que - uma hora ou em outra- já fomos corruptos. PASMEM! Como, porém, para nossa natureza humana é sempremmais fácil optar pela hipocrisia, ao nos depararmos com os supostos e os confirmados casos de corrupção divulgados pela mídia, estufamos o peito e gritamos "VOCÊ É CORRUPTO. VOCÊ É UM LADRÃO! Quando, na verdade, nos esquecemos de que esse mal, que é a corrupção, está fragmentada em todos os segmentos sociais, raças, religiões e famílias, como uma verdadeira praga. Com uma agravante: passando por essas situações quase que de forma despercebida. Dessa maneira, nosso julgamento interior, no qual nos somos autores e nossas atitudes as rés, e o juiz, o pouco de moral e de ética que nós restam. E nos despismos. Quebramos nossos frágeis telhados porque descobrimos que atitudes (aparentemente menos drásticas ) como o recebimento de um troco em mais quantia do que aquele que merecíamos e ,depois de termos notados, nós nos apropriamos de tal valor (achando-nos espertos ou sortudos), ou ainda, quando encontramos algo perdido ou esquecido e ,pelo fato de acharmos o bem geral ou sem prestígio de grande valor econômico, nos assenhoramos da coisa, além de vários outros inúmeros exemplos que não nos é difícil de achar. Assim, são com atitudes disfarçadas, que além de corruptas podem chegar a ser crimes, como essas que, confirmamos nossa frágil corrupção. Talvez não com tanta frequência, mas, de quando em quando, voltamos às partes mais sombrias e hipócritas de nossa essência. Não sou a favor da corrupção, pelo contrário, sou contra qualquer tipo em que ela se enquadre, devendo ser punidas com sanções penais, morais, religiosas e éticas. Mas o primeiro passo para combatermos a corrupção, acredito eu, é acabarmos com nosso hipocrisia. É, ao invés de insistirmos em ser acusadores de outrem, nós nos tornarmos juízes de nossas ações. E, principalmente, sermos cautelosos quando virmos algum caso de corrupção, a fim de que não venhamos a praticar algo semelhante ou bem pior. E por falar de corrupção, da próxima pois vez em você gritar aos quatro ventos : VOCÊ É CORRUPTO, SEU LADRÃO, pense duas vezes, afinal : o corrupto, na verdade, pode ser você, estando escondido apenas sob o manto grotesco e repugnante da nossa velha hipocrisia.

WandresonRocha
Enviado por WandresonRocha em 20/10/2014
Código do texto: T5005073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.