Mudanças

Vou começar fomentando essa nova etapa com uma frase que escrevi há algum tempo, antes de tomar decisões importantes: Nesse dia me ocorreu esse pensamento:

"Estar preparado para as mudanças é um diferencial. Adaptar-se é uma exigência."

Admiro muito as pessoas que conseguem (e tento ser ser como elas) prever o que está por vir, ter um discernimento claro das coisas como virão a ser, ainda que as circunstâncias atuais não revelem que o futuro quadro seja o mais provável. Essas pessoas têm a facilidade de se prepararem e estarem prontas para esses acontecimentos- sejam as consequências deles boas ou ruins.

Todavia, nem sempre conseguimos nos antecipar. Acabamos por sermos pegos de surpresa- o que pode fazer com que as coisas fiquem meio que "de pernas para o ar".

Nos assustarmos acaba sendo comum, mas o estado de medo não nos deixa colocar em prática soluções que são óbvias quando nos permitimos novas possibilidades.

Não somos obrigados a estarmos preparados para todas as mudanças da vida.Se alcançarmos essa proeza, estaremos um degrau acima dos demais. Mas, como disse, nem sempre conseguimos e deixamos de ter esse diferencial. Por isso, certamente não ganharemos nenhuma medalha.

Mas, as consequências serão bem piores se não cumprirmos o que é nossa obrigação: Adaptarmo-nos.

Desde o início, o homem é um ser em evolução. Isso está enraizado em nosso estilo de "ser" e "fazer". Tudo muda constantemente.

Se prepare sempre. Mas se não puder, ao menos, adapte-se.