A cor do céu.

Uma vez o sábio chamou seu aprendiz.

- Sabes a cor do céu?

- Muito fácil mestre, o céu é azul.

- Tem certeza que sua resposta é a correta para minha pergunta?

- Sim mestre, tenho.

- Você respondeu como um tolo. Pense mais sobre isso.

O aluno ficou frustrado e irritado. É claro que o céu é azul. A raiva foi passando e então passou a olhar o céu.

Enquanto esperava a nova chamada do mestre, viu que alguns dias o céu estava escuro, outros dias com nuvens brancas.

Um dia, pensou que talvez o mestre se referisse a outro lugar. Foi então até o mestre.

- Mestre, estou ainda pensando sobre a pergunta, gostaria de ver outros lugares

- Vá – disse o mestre.

O aluno foi. Andou por lugares próximos, mas ainda não estava certo da resposta. Por alguns momentos quase teve certeza da resposta. Mas pensou que talvez lugares mais distantes tivessem céus diferentes. Foi mais longe. A certeza quase chegou, mas depois pensou que talvez as estações do ano influenciassem a cor do céu e repetiu sua viagem por dias diferentes.

Anos se passaram e o discípulo resolveu voltar.

- Mestre gostaria de responder-lhe a pergunta.

- Sim meu caro. Me diga, por onde andou viste muito o céu?

- Sim mestre, vi o céu mudar muito. O tempo mudou, os lugares mudaram.

- E agora você sabe a cor do céu?

- Mestre, creio que sim.

- E tem certeza que sua resposta é a correta?

O aluno parou por um tempo e com olhar derrotado respondeu ao mestre:

- Não mestre, não tenho certeza alguma.

- Muito bem – disse o mestre - agora você é um sábio.