"ESSE É O PAÍS QUE VAI PRA FRENTE"

Vocês lembram de uma música de um grupo dos anos 60 e 70, que nesse momento fugiu a memória. Depois eu lembro do nome. Eles tinham musicas curiosas, como “Olha banana”, ou era mais ou menos esse título. Cantavam “mãe, mãe eu quero banana”. Pois bem, eles também cantavam uma música, cuja letra dizia: “esse é um pais que vai pra frente..” Essa era a época do milagre econômico, do Brasil jovem, dos 70 milhões em ação. O Brasil seguiu em frente.

Esse é o país que vai pra frente na corrupção em todas as esferas do poder público. Aprimorou a roubalheira, o gasto desmedido, os cabides de emprego, o desemprego, a violência, a fome e a miséria. A educação desandou. Hoje, ninguém pode mais ser reprovado, mas a incompetência aumentou. Criou-se o assistencialismo, hoje há bolsa escola, bolsa família, vale gás. As crianças vão à escola, não para estudarem, mas para poderem comer. Uma educação integral é o que as crianças e adolescentes precisam. Com professores capacitados, bem pagos, trabalhando em um só lugar, para poder criar laços com os alunos de uma comunidade. Mas, ao contrário, os alunos chegam ao ensino médio com um nível de leitura insuficiente. Também, como poderão ler, se comprar livros é uma maratona árdua, pois os salários não permitem esse luxo. Nossas bibliotecas, fala sério. Os pobres alunos do ensino público vão para o vestibular em desvantagem com os alunos da escola privada, que tiveram “melhor educação”. Ai o governo vem com uma atitude assistencialista e cria o sistema de cotas. Hoje, alunos e professores invadem as universidades com o propósito de ganhar alguma coisa que perderam. Que tal o respeito? Todos os anos, as universidades federais entram greve, passam dois, três meses em greve, atrasam o ano letivo, bagunçam a vida dos estudantes. Bom, a médio e longo prazo e todos verão os seus efeitos.

Pra que educação de primeiro mundo, se um trabalhador acima dos 40 anos não tem trabalho, e o jovem em busca do primeiro emprego, também não encontra emprego?

Esse é o país que vai pra frente, com o aumento da frota, de estradas mal sinalizadas, cheias de buracos, mal-conservadas, ultrapassagem de limite de velocidade, imperícia ao volante, carros mal preservados. O resultado disso está no número de acidentes, emissão de gás carbônico, aquecimento global. Da adulteração de combustíveis, o cartelismo, do clientelismo, do trafico de influencia, da bandidagem para lavar dinheiro sujo com drogas e crimes, das propinas.

Esse é o país que vai pra frente com a desinformação, com um sistema de saúde pública que está em colapso, decorrente de um mau gerenciamento dos recursos financeiros e administrativos. Profissionais mal pagos, correndo de um lado para o outro, chegando atrasados, sem o menor respeito aos pacientes. Consultas que mais parecem uma sessão espírita, onde ele não levanta a cabeça, rabisca uma receita, entrega ao paciente e ele que se vire. De uma saúde privada que está crescendo, mas cresce também as dívidas. Cresce também o tamanho da desigualdade no atendimento. Quem não tiver um seguro saúde bom, morre a mingua, em filas intermináveis.

Esse é o país que vai pra frente, cheio de contradições, cheio de maracutaias, de pessoas ávidas por poder, dinheiro, e passam por cima de qualquer um que se interpuser nos seus caminhos. Regalias só para políticos, ministros, empreiteiros, juizes, e todos os detentores do poder. Quando o que se prega é que as leis e as ações dos representantes populares devem ser em benefício comum das sociedades como um todo, não a sociedade de políticos.

Pedi a uma sobrinha que falasse sobre a sua visão de como o país que está caminhando pra frente, mas está na beira de um precipício. Sua contribuição foi maravilhosa. Ela disse: “acho que os políticos devem estar lendo ou leram mais Maquiavel do que a Constituição e as normas dos partidos que representam”. No Príncipe, ele dava dicas maravilhosas de como o rei deveria agir, como tomar certas decisões para que eles sempre ficassem no poder, fazendo o povo acreditar que tinha poder ou que eram levados em consideração.

Fazendo uma avaliação da situação do país, minha leitura de Maquiavel aponta para certa parte texto que dá para entender o seguinte, na percepção de Rebecca: “Se você quer fazer um bem comum, faça-o demoradamente; se você quiser fazer algo de bem para seu poder faça-o rápido”. Querem um exemplo claríssimo? Se você for reformar ou construir uma estrada passe anos, se for roubar ou encher as cuecas de dinheiro faça-o depressa.

Sabem o que eu acho? Os políticos trapalhões desse país estão mais para o seriado que passa no Cartoon Network, sabe aquele? Pink e o Cérebro. Pink é o trapalhão, e Cérebro, bem, é o cérebro. Seu ideal e luta é para dominar o mundo, e ai, todo final de episódio eles se dão mal, e o Cérebro encerra dizendo: “vamos Pink, amanhã será outro dia, em que farei um novo plano para dominar o mundo”. Ele sempre se sente injustiçado. Logo, concluo que, quem quer fazer certo se dá mal; quem entra se corrompe. Esse é o que nunca desiste.

Chega! Preciso ouvir alguém dizer que “esse é o país que vai pra frente”, crendo que isso pode acontecer. Por favor, vou ligar o cronômetro, para contar o tempo que isso levará até encontrarmos um ou quem sabe alguns.

Recife, 26.05.07