*Projeto em fase de prestação de contas*

Ainda bem que existe auditoria!

Nos últimos dias, foram solicitadas prestações de contas do projeto que gerencio. Uma para fins de auditoria interna da empresa, e outra para fins de pagamento de serviços de fornecedor para a empresa parceira. Para a auditoria, é necessário comprovar o atendimento às normas do produto em implantação. E para o pagamento do fornecedor, é necessário verificar o real fornecimento de todos os serviços contratados que estão sendo cobrados.

Fico muito feliz e satisfeita com a realização de auditorias em todos os processos operacionais. Percebo isso como uma garantia a mais, ou uma tentativa a mais de garantia, da correção dos procedimentos e do perfeito andamento dos projetos e processos. É uma beleza existir "mais alguém" que verifica se o projeto e os processos (e também o produto!) estão indo pelo caminho certo! Sinto que não estou sozinha nesse esforço! =)

Para o pagamento aos fornecedores, ainda estou na luta para a definição correta, e a consequente demonstração e cobrança corretas, de todos os serviços contratados. Como já ocorreu em outras ocasiões, a qualidade dos serviços oferecidos pela parceira precisaram ser verificados atentamente. Nesta fase de cobrança, está acontecendo algo semelhante: cada demonstrativo de serviços e custos precisa ser verificado, contestado, corrigido (mais de uma vez) para poder ser, finalmente, validado e pago. Com o pagamento - e com a qualidade dos serviços - não se brinca!

Ainda bem que existe auditoria! Com a verificação da qualidade dos serviços (que deve ser constante!), os riscos de realizar pagamentos indevidos, ou sobretaxados, ou insuficientemente demonstrados, ou ainda mal prestados, podem ser substancialmente controlados!