NORDESTINIDADE

José Ribeiro‎

·CONHEÇA MELHOR O NORDESTE E ORGULHE-SE DELE(José Ribeiro de Oliveira)

O Brasil nasceu pelo Nordeste. Foi no Nordeste que o Brasil construiu a sua identidade, sua cultura, sua literatura e sua arte, portanto, a essência da brasilidade é filha do Nordeste. O Brasil e o mundo conhecem a nossa terra pelo talento de nordestinos como; Ruy Barbosa, Jorge Amado, Adriano Suassuna, José de Alencar, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Patativa do Assaré, Nelson Rodrigues, Luiz Gonzaga, Marco Nanini, José Wilker, Lázaro Ramos, José Lins do Rego, João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Gregório de matos, Manoel Bandeira, Josué Castro, Gilberto freire, Castro Alves, Sousândrade, Aloísio Azevedo, Graça Aranha Gonçalves Dias, Ferreira Gullar , Joaquim Nabuco, Pedro Américo, Assis Chateaubriand, Raimundo Correia, Joaquim Nabuco, Paulo Ribenboim, Mario Schenberg, Dias Gomes, Aurelio Buarque de Holanda, Irmã Dulce, Celso Furtado, Clovis Beviláqua, Marechal Deodoro da Fonseca, Catulo da Paixão Cearense, Teixeira de Freitas, Josué Montelo, Luiz Câmara Cascudo, João Ubaldo Ribeiro, Tobias Barreto, Clarice Lispector, Pontes de Miranda, Coelho Neto, Afrânio Peixoto, Roberto Lira, Vagner Moura, Maria Betânia, Caetano, Gilberto Gil, Caimy, Chacrinha, Djavan, Dominguinhos, Fagner, Cacá Diegues, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, João Gilberto, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Gal Costa, Moraes Moreira, Raul Seixas, Alcione, Simone, Carpina, Chico Cesar, José Marcolino, José Dantas, Jackson do Pandeiro, Sivuca, João do Vale, Zeca Baleiro, padre Cícero, Frei Damião, Augusto dos Anjos, Chacrinha, Oscar Schimidt, Ivete Zagalo, dentre tantos outros nomes de personalidades importantes, em todos os campos e atividades humanas, artísticas, literárias, cientificas, religiosas e políticas. O Brasil é essa vastidão de talentos, um celeiro da inteligência pátria. O Nordeste está nas catedrais, nos edifícios, nos viadutos do Sul e do Sudeste, misturado com cimento e sangue do nordestino, está no servir, no socorrer de todos os brasileiros e na “máquina Brasil”, como combustível para o seu crescimento e desenvolvimento como nação. Com tudo isso, é correto dizer: o Brasil é nordestino, na alma, no coração e na garra de sua gente. Orgulho de ser nordestino. CONHEÇA O NORDESTE, OS NORDESTINOS, A CRIATIVIDADE DESSE POVO E A GRANDEZA DESSA NAÇÃO. É CERTO QUE SE ENCANTARÁS E JAMAIS PERMITIRÁS QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 06/11/2014
Código do texto: T5025697
Classificação de conteúdo: seguro