2 + 2 = 5?

Afinal, a Contabilidade é ciência humana. Não é exata.

E, não sendo exata, podemos considerar que um simples 2 + 2 pode ter como resultado 1, 2, 3, 4, 5......10 ou até mesmo 0. Complicado?

Que nada! Não é cambalacho. É capricho! Isso é trabalhar o número de forma interpretativa. E o próprio número pode representar valores diferentes. E não consideramos o resultado, mas os fatores. Complicado?

Vamos descomplicar... Considere uma nota fiscal de aquisição de leite in natura. Considere uma associação, um comércio e um laticínio. Qual seria o resultado para a contabilidade dessas empresas tendo como base de escrituração a mesma nota fiscal? O leite é um produto e como tal sofre a incidência de impostos. Acontece que associações, comércio e indústria são entidades com enquadramentos fiscais distintos. Enquanto uma é imune ou isenta, outra absorve ou se apropria do imposto, e por aí vai. E no final, isso faz diferença. No momento de recolher seus impostos, podemos deduzir o que já foi pago, ou por antecipação ou substituição, ou não. Ainda existe a figura do incentivo fiscal, o que faz mudar ainda mais a tributação dentro de um mesmo enquadramento.

Um comércio poderia ter como resultado 3, 4 ou 5, a depender se fosse Lucro Real, Presumido ou Simples.

Há, ainda, a diferenciação entre custo, despesa e investimento. Para a associação, o leite seria uma despesa. Para a indústria, um custo. Existem as provisões e as contingências e ainda há a interpretação do próprio gestor (ou conselho de administração) da própria empresa.

A propósito das provisões, imagina esse mesmo laticínio com um lucro de 10. Então provisionemos 2 como contingência para o caso de devedores faltarem com o compromisso. O resultado, no caso, é 8. E não 10.

Não é mágica de contador. Não é manobra. São situações reais. Por isso a Contabilidade é uma ciência humana e social aplicada. Simples assim, como 1 e 1 são 2. Ou 3.