Estou com medo

Quando somos crianças nos sentimos protegidos por nossos pais, crescemos e nos vemos numa posição diferente. Agora é a nossa hora de tentar protegê-los, devo confessar que diante de tanta violência na cidade grande não tenho tesão nenhum em voltar para João Pessoa - PB, só que estou sem alternativa, meu filho está doente e meus pais na melhor idade precisam de mais apoio e só resta a mim e meu irmão assumir essa responsabilidade.

Morar no interior é algo tão bom que provavelmente sofrerei um pouco com a vida urbana e seus carros, barulhos, lixo, agito e principalmente a violência.

Acabo de me deparar com um lista que me assusta, me deixa temerosa e insegura a lista das 50 cidades mais violentas do mundo cuja cidade linda onde o sol nasce primeiro, lugar que nasci, cresci e vivi até os 29 anos, lugar que foi tranquilo e que continua com uma beleza natural ímpar.

Em virtude de um problema de saúde do meu filho, não tenho alternativa e terei que voltar.

Me entristeço com tal estatística ver nessa triste lista João Pessoa em 9º lugar no mundo e a segundo dentre os estados do Brasil.

O Business Insider (2014 apud INFOMONEY, 2014) listou as 50 cidades mais violentas ao redor do mundo.

Vale salientar que em 2013 éramos 14 e agora mais 2 totalizando 16

Trinta e quatro das piores cidades do ranking estão localizadas na América Latina, sendo que o assassinato é o crime mais comum na região do que em qualquer outra parte do mundo.

O destaque vai para San Pedro Sula, uma cidade em Honduras.

O Brasil não passa longe dessa lista negra e abriga 16 municípios violentos.

Confira a lista que está incompleta visto que quero demonstrar a quantidade de cidades e pasmem duas da Paraíba:

Posição Cidade - País

1º lugar San Pedro Sula - Honduras

2º lugar Caracas - Venezuela

3º lugar Acapulco - México

4º lugar Cali - Colômbia

5º lugar Maceió - Brasil

6º lugar Distrito Central - Honduras

7º lugar Fortaleza - Brasil

8º lugar Guatemala City - Guatemala

9º lugar João Pessoa - Brasil

12º lugar Natal - Brasil

13º lugar Salvador - Brasil

14º lugar Vitória - Brasil

15º lugar São Luís - Brasil

23º lugar Belém - Brasil

25º lugar Campina Grande - Brasil

28º lugar Goiânia - Brasil

29º lugar Cuiabá - Brasil

31º lugar Manaus - Brasil

39º lugar Recife - Brasil

40º lugar Macapá Brasil

44º lugar Belo Horizonte - Brasil

46º lugar Aracajú - Brasil

50º lugar Valencia - Venezuela

(Vale salientar que o cálculo é feito de acordo com o número de habitantes e homicídios)

Além dos assassinatos, o tráfico de drogas, guerras de gangues, instabilidade política, corrupção e a pobreza influenciam na alta violência nas cidades da lista.

O estudo ainda aponta a metodologia aplicada recolhem dados variados e os critérios também.

Por falta de alternativa terei que voltar acho que a liberdade é um direito de todos e onde estou sou um pássaro livre, caminho com liberdade, me sinto segura, apesar de que ocorrem situações violentas bem esporádicas (a violência está em todo lugar só que alguns lugares com mais intensidade) quando estive ano passado nas férias, tinha medo até do trânsito para atravessar de uma avenida para outra, carros de sons poluidores, vida agitada não sei se estou exagerando ou realmente tenho que temer.

Cuidado nunca é demais eu sei, suportar viver encarcerada é complicado.

Sinto muito

Sinto medo

Sinto sem opção

Que Deus nos proteja.

Fonte: BUSINESS INSIDER (2014 apud INFOMONEY, 2014)

Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/turismo/noticia/3693193/cidades-mais-violentas-mundo-brasil-tem-lista>. Acesso em: 14.11.2014

Ana Aníssima
Enviado por Ana Aníssima em 14/11/2014
Reeditado em 14/11/2014
Código do texto: T5034673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.