O AZIMUTE DA POLÍTICA BRASILEIRA ESTÁ QUEBRADO

O AZIMUTE DA POLÍTICA BRASILEIRA ESTÁ QUEBRADO

Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES

"Sinta a proteção divina. A proteção humana é falha e trata de coisas. A divina é perfeita e trata de tudo. Vai às raízes, ao âmago, ao abrigo mais íntimo. Diz respeito ao longínquo passado, manifesta-se no presente e vai ao futuro infinito. Abrange tudo - o corpo, a mente, a alma." (Lourival Lopes).

Quando algo não vai bem, alguma coisa de errado está acontecendo. Hoje os petistas tem uma preocupação assaz denegridora, eles querem exterminar as Forças Armadas Brasileiras (FFAA) que tem prestado relevantes serviços à nação brasileira. Um amigo de associação escreve ao jornal O Povo e fala sobre intervenção militar em termos interrogativos. E faz uma pergunta quiçá interessante: O que dirão os mortos? Vejam a sua afirmação: "Tremo nas bases ao ver algumas manifestações e opiniões até mesmo de pessoas que sabem história e viveram os períodos mais tristes da ditadura militar" (…).

Esqueceu o professor Djacir de Souza de explicar os motivos por qual aconteceu o governo dos militares. É bem verdade que o fanatismo petista tomou conta de grande parte de professores e alguns profissionais da comunicação. A mídia fala sempre em "anos de chumbo", luta sangrenta, noticiando inclusive que, só no cemitério de Perus, em São Paulo, existiram milhares de ossadas de desaparecidos políticos. No entanto, o Grupo Tortura Nunca Mais reclama um total de 284 mortos e desaparecidos que integravam as organizações terroristas.

Portanto, o Brasil, com sua população e com todo o seu tamanho, teve na luta armada, que durou aproximadamente 10 anos, ao todo 404 mortos.

Na Argentina as mortes ultrapassaram 30.000 pessoas; no Chile foram mais de 4.000 e no Uruguai outras 3.000. A Colômbia, que resolveu não endurecer o seu regime democrático, luta até hoje contra o terrorismo. Ela já perdeu mais de 45.000 pessoas e tem 1/3 do seu território dominado pelas FARC. Os comunistas brasileiros são tão capazes quanto os seus irmãos latinos. Por que essa disparidade? Não sabemos os motivos pelos quais os comunas não falam dos militares que tombaram defendendo o Brasil do regime comunista.

E suas famílias ficaram na marginalidade, pois não tiveram direito de defesa e também não foram aquinhoados com indenizações milionárias e nem pensões vitalícias. Queríamos que o professor em alusão estudasse mais os problemas brasileiros, que ele tanto combateu nas manifestações do governo do PT. O que diriam os mortos? Quais mortos professor? Os militares ou os comunistas? Estamos sentindo na carne um Brasil sem rumo, onde predomina a corrupção, a violência, o tráfico, os mensalões e os petróleos. Diga com sinceridade: Qual o regime que você adotaria hoje no Brasil? O comunismo de Fidel ou a democracia que sempre pontuou positivamente no Brasil.

Muitos dos que não votaram na Dilma torcem para que ela se revele uma líder com humildade para reconhecer erros e coragem para rejeitar as ideias econômicas equivocadas dela e de seus companheiros (Maílson da Nóbrega). Já Célia R.B.Putini diz: " Digníssimo Juiz Sérgio Moro, não se intimide. Faça o seu trabalho com correção e ente para a história do país. Homens como você fazem a diferença e nos dão esperança de dias melhores." Desconhecido do público em geral, Augusto Mendonça, o executivo da empreiteira Toyo Setal que fechou um acordo de delação premiada com a justiça, conhece como ninguém as salas que interessam a Petrobras. Lá, opera de forma heterodoxa desde os inícios dos anos 90. Tem, portanto, muito para contar sobre várias administrações da estatal.

A Revista "Veja" em artigo: "Dilma e seus labirintos" fala sobre as opções de Dilma e o custo de errar. A senhora optou por não cortar gastos e correu a pôr a culpa pela quebra do país no ambiente externo desfavorável e na ganância dos empresários. O Brasil vira uma Argentina. Sem cortes de gastos, será preciso aumentar ainda mais o preço dos combustíveis e as tarifas de energia elétrica, cobrar a Cide e o IPI. Isso se chama inchaço que leva um estouro na inflação, que vai escapar pelo teto da meta. Para contê-la, o Banco Central terá de aumentar mais a Selic, a taxa básica de juros, e isso traz recessão e aumento do desemprego. Com o esfriamento da economia, cairá a arrecadação.

A ideia de ressuscitar a CPMF já nascerá morta. O Banco Central subiu a taxa básica de juros, a Selic, para 11,25% ao ano, a mais elevada desde 2011. Agora, a presidente afirma que terá de "fazer o dever de casa e controlar a inflação". Na realidade O PT depois de passada as eleições faz a mesma coisa que diziam que o Aécio iria fazer se fosse eleito. O candidato de Lula para assumir a economia Henrique Meireles é considerado um estranho no ninho. Para Dilma, no entanto, o preço de aceitá-lo é abrir a mão de comandar a área. Quem governa o Brasil? Lula ou Dilma. O "Barba" está sempre metendo o dedo onde não deve e no final vai deixar a sua companheira estressada e a ver navios.

Ele está plantando sementes antecipadas para cultivá-las nas próximas eleições presidenciais de 2018. Eita "Cisne" macabro. A governo atual está virando "Casa de Noca". A saída do ministro Mantega foi anunciada por Dilma, mas diante da dificuldade em encontrar um novo nome para a pasta, o ministro tenta continuar à frente da pasta da Fazenda. O curral da fazenda foi arrobado, os bois estão pastando, a comida é escassa e o governo não tem boa safra e o rebanho pode morrer a qualquer momento. Até para cuidar de um curral o planejamento precisa ser útil, importante e bem feito. A cabeça do governo pode sofrer um AVEP (Acidente Vascular Encefálico Político), pois as pressões vêm de todos os lados.

À desastrosa indecisão de Dilma na economia, somam-se os apertos na política: fracos de resistência nos aliados, derrotas inevitáveis no Congresso e o petróleo. Como diria a meninada de antigamente, esse governo da Dilma está mais fraco de que "Caldo de bila". Existe também a Polêmica Suprema - Cinco ministros irão deixar o STF ( Supremo Tribunal Federal) devido à idade e o Partido dos Trabalhadores terá, assim, a oportunidade de indicar dez dos onze membros do STF. O que isso poderá impactar na harmonia dos Poderes e na preservação da democracia. Ministra Rosa Maria Weber, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello, Teori Zavaski e Ricardo Lewandowski.

A Petrobras tem sido o maior assombro, ou pesadelo para o governo Federal. Documentos mostram que o empresário Adir Assad recebeu dinheiro do esquema Petrobras. Na realidade a corrupção maligna que recebe o nome de Petróleo enriqueceu muita gente e o governo dizer que de nada sabia, não entra na cabeça de ninguém. Afundaram a Petrobras, e o governo no mínimo foi conivente. A quadrilha é grande demais, resta saber onde começa e onde termina, e o mais doloroso de tudo é que nós contribuintes é que pagamos o pato, visto que a cada descoberta de corrupção os preços disparam. Ministro venezuelano"invade" o Brasil, não sem motivo ele se dá bem com o MST ( Movimento dos Sem Terras).

Elias Jesus Milano é ministro das comunas e Movimentos Sociais da Venezuela, e pode entrar no Brasil, desde que seja a passeio, quantas vezes quiser dando satisfação apenas ao burocrata da alfândega no aeroporto. Mas, não pode, jamais, pisar o território brasileiro para atividades políticas sem comunicar o Ministro das Relações exteriores em Brasília cumprir agenda sem avisar o nosso governo é clandestinidade. Foi, no entanto, o que Milano fez quando aqui esteve e assinou acordos com o MST para "fortalecer o que é essencial em revolução socialista". -

Em português claro é praticar o crime de invadir propriedades dos outros. O governo brasileiro é bondoso demais ou não tem governo, pois até ministro venezuelano quer meter as mãos pela cabeça. Peixada pura.

A maioria dos mensageiros está indo para casa, enquanto presos pobres e negros continuam a cumprir penas. Isso quer dizer que corrupção no Brasil não é crime, e sim prêmio. Já existe a delação premiada. Os governos federal, estadual e municipais falam em investir na saúde, no entanto, a crise aumenta. Quinze mil e setecentas pessoas morreram de doenças da poluição em São Paulo. No ano passado, o dobro das 7.867 que morreram em acidentes de trânsito. Os dados são da USP ( Universidade de São Paulo).

O ministro Gilmar Mendes alerta: "É importante que o STF não se converta numa corte bolivariana". Isso tem de ser avisado e denunciado. Onde estão os limites da democracia? Radicalistas pós-eleitorais dão fôlego a propostas antidemocrática que deveriam ser rechaçadas por toda a sociedade. O problema é que setores do PT insistem em estimulá-las. Segundo o Instituto Milenium os limites da democracia são muito importantes e afirma que: “Se e quando muitos cidadãos não conseguem compreender que a democracia necessita de determinados direitos fundamentais, ou não conseguem dar suporte às instituições políticas, administrativas e judiciais que protegem aqueles direitos, então a democracia deles estará em perigo.” Robert A. Dahl.

Com o crescimento de regimes democráticos no mundo durante o último século, a democracia passou a ser cada vez mais celebrada como a solução para inúmeros problemas. A soberania popular foi exaltada e estimulada em diversas partes do mundo. Na maioria dos países do Ocidente, a democracia é praticamente uma unanimidade. Até alguns países que adotam regimes totalitários ou ditatoriais se autodenominam “democráticos”, justamente para se vincularem a um termo que poderia legitimar seus governos. Para muitas pessoas, a democracia acaba sendo um fim em si mesmo. Ou seja, toda decisão democrática deve ser soberana e inquestionável.

No entanto, para que esse sistema não gere graves distorções e para que os direitos das minorias possam ser observados e compatibilizados, é necessário estabelecer limites para as decisões democráticas, mesmo que essas decisões sejam tomadas pela ampla maioria. Essa preocupação é o principal ponto que diferencia as pessoas que são democratas dogmáticas das pessoas que são liberal-democratas. As pessoas chamadas de liberal-democratas acreditam que a maioria do momento não pode restringir determinados direitos das minorias, mesmo que essa decisão tenha respeitado todo o processo democrático.

Assim, enquanto um grupo acredita que a maioria possui poderes ilimitados, aceitando, inclusive, uma eventual ditadura da maioria, o outro grupo acredita que a maioria deve observar limites necessários para proteger as minorias. Se a democracia aceitar uma ditadura, mesmo que seja da maioria, haverá uma grande inversão de valores. Além disso, a ideia de que a maioria pode decidir sobre todos os assuntos e sobre todas as pessoas pode acabar destruindo a própria democracia, já que dará espaço para que os próprios requisitos ou instituições necessários para a existência da democracia sejam questionados ou alterados pela maioria. Isso sem falar nos privilégios que a maioria poderia outorgar para ela própria, expropriando das minorias.

Evidentemente, essa ideia de que a democracia pode tudo é totalmente incompatível com os direitos das minorias. Se fosse aplicada, teríamos uma democracia totalitária. Entretanto, o reconhecimento dos direitos das minorias por si só já anula o entendimento de que a democracia não possui limites. De tudo o que foi exposto, é importante ressaltar que a democracia não é absoluta. Como todos os regimes e sistemas, ela possui falhas e está sujeita a graves distorções. Dessa forma, em que pese ainda não exista um sistema melhor para gerar prosperidade e desenvolvimento humano, isso não significa que se tenha de aceitar todas as decisões democráticas como legítimas. Sem dúvida, a democracia deve ser sempre vista pelo ângulo das minorias, e não apenas como a vontade da maioria.

Ao levantar bandeiras e propor iniciativas que reduzem o peso de um dos Três Poderes, no caso do Poder Legislativo, o PT também flerta com a defesa de um governo totalitário. A polarização pós-eleitoral criou um venenoso ambiente político. Polos de espectro ideológico passaram a apontar saídas antidemocráticas. Partido dos Trabalhadores(PT) mantém guerrilha nas Redes Sociais. Militantes virtuais que atuaram na campanha de Dilma continuarão sendo pagos para defender as ações do governo, para neutralizar críticas e atacar adversários. O coordenador Franklin Martins ficará responsável por orientar uma equipe de cinco jornalistas. É muito dinheiro desperdiçando para manter o PT no poder a todo custo. Assim caminha o nosso Brasil capenga, surrado, enxovalhado, roubado e com os escândalos políticos comandados pelo Partido dos trabalhadores em plena expansão. Assim caminha a nossa pátria para um buraco sem fim. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- JORNALISTA PROFISSIONAL.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 14/11/2014
Código do texto: T5035347
Classificação de conteúdo: seguro