Foto: Feitosa dos Santos
Se a vida fosse um livro

Navegando pelo face book, não pude deixar de ler uma frase escrita por um jovem de uma família conhecida. Ele escreveu exatamente assim: “Queria q a vida fosse um livro...”; não deu para deixar em branco e resolvi analisar o possível conteúdo trazido no bojo desta frase.
Ora vejamos, um livro é uma reunião de folhas impressas presas por um lado e enfeixadas ou montadas em capa, segundo o Aurélio. Esse mesmo livro, sobre uma mesa ou uma estante, quando muito, serve apenas para contra peso ou enfeite.
Suponho que ele ao escrever a frase, talvez tenha como o ponto de partida, o quantitativo de informações contidas ali, logo o livro por si só se bastaria.
Ledo engano amigo, o livro só tem serventia, quando alguém o toma para si, e absorve através da leitura as informações contidas nele, analisando-as, bem como, repassando-as aos outros, com isso aumentando o lastro do saber e divulgando a serventia das páginas desse livro, na formação do conhecimento ao ser humano.
Assim como o livro a matriz corpórea da pessoa humana, só prevalece sobre todas as coisas terrenas, quando este é dinâmico, quando tem movimentos psíquicos e intelectuais. Um corpo estático é como um livro sobre uma mesa ou uma estante, sem utilidade no nosso mundo efervescente.
Do ponto de vista da frase, necessário se faz a interpretação, supostamente aqui, da ação exercida, para obtenção de resultados positivos.
O livro sem a ação da leitura, será apenas um amontoado de papel impresso que para nada servirá se não como enfeite visual.
Um corpo humano que não pratique a ação de ser, de querer e de poder, também não passará de um corpo alienado, desestruturado e não integrado a comunidade social reinante, isso em qualquer lugar do mundo.
Quando transformamos a nossa vida em um livro? Quando fazemos bom uso do nosso potencial, quando nos tornamos parceiros e idealizadores dos nossos objetivos, enquanto trilharmos na nossa vida terrena.
Faça da sua vida um livro, aprenda muito e repasse os seus conhecimentos para os outros e logo terás uma legião de bons seguidores. O exemplo é o livro mais completo que deixamos a esses nossos seguidores.
 
Rio, 14/11/2014
Feitosa dos Santos