IDEIAS E IDEIAS

Ideias são como sementes que, germinando, podem criar um jardim florido ou um perigoso espinheiro. Ideias podem criar um paraíso, como também causar destruição em massa. É interessante que uma mesma ideia pode trazer interpretações diferentes, levar a caminhos opostos e aí é que reside o perigo. As mensagens dos antigos profetas judeus, entre os quais o mais importante foi Jesus, eram boas no nascedouro e contribuíram para um novo relacionamento entre os homens, mas, por sua vez, provocaram várias interpretações que culminaram em inúmeras guerras religiosas.
Por outro lado, ideias são aceitas por muitos e contestadas por outros tantos. A metáfora da tábula rasa do filósofo inglês John Locke, na qual somos uma espécie de folha em branco que é preenchida no decorrer da vida, quis dizer que todos os homens são iguais e assim foi essencial para a Declaração dos Direitos Universais do Homem. Já a ideia oposta, ou seja, que algumas pessoas e etnias nascem mais dotadas que outras, inspirou o livro "Mein Kampf", de Hitler e provocou genocídios como o Holocausto judeu.
Enfim, ideias são sementes intelectuais que movem o mundo e podem transformá-lo num Jardim do Éden ou num verdadeiro Inferno de Dante. A ideia é tão importante que até faz parte da nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa...

                                                                                                                                                                                                     Giustina
(imagens Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 16/11/2014
Código do texto: T5036823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.