MEMORIAS DE UM METALURGICO cap 3

Capitulo 3

CONVERSA COM O CHEFAO

Eu estava la no deposito de papelao e conversava com o seu jair que como eu torcia pelo Botafogo e comentávamos os lances do Globo Esporte.

O Jair tinha uma maneira engraçada de falar os nomes dos jogadores daquela época.

Ele chamava o Rivelino de Juvelino,o Givanildo de Juvenaldo e todos zombavam dele,mais ele não ligava.

Nos dias de jogos,la estava ele com o seu radinho,todo quebrado e amarrado com barbante e fita durex.Era uma figura , ainda mais com aqueles óculos faltando uma lente e na ponta do nariz.

Naquele dia,o Jonas entrou la no deposito e disse que o engenheiro Virginio estava me chamando la no escritório,que era pra ele me levar ate la.

Meio ressabiado bati na porta da sala do chefão e ele nos mandou entrar e sentar em uma poltrona a sua frente.Ele chamou um ajudante e mandou servir café e agua gelada.e olhando para mim disse o seguinte :

-Garoto,eu tenho visto o seu interesse pelo serviço de balanceiro anotador e tive boas informações a seu respeito e vejo que você zela pelo bom nome do seu pai e do seu tio que são ótimos funcionários.

Porem eu quero lhe pedir um favor:

Voce tem condições de assumir o cargo la na embalagem?

Amigos,fazer o serviço sobre a responsabilidade dos outros e uma coisa,mais assumir por conta própria aquele compromisso era diferente.

Eu confesso que tremi na base e disse que eu ainda tinha algumas duvdas,mais mesmo assim eu aceitei a oferta e o próprio engenheiro se prontificou a tiralas,era pra eu tratar diretamente com ele.

Foi assim que em menos de um ano eu fui promovido,mesmo sabendo que la na minha áre tinha peão com muitos anos de casa ainda como servente.Com menos de um ano eu já ganhava como profissional.

Ao assumir a equipe de embalagem que era composta de seis homens,todos antigos eu grangeei a simpatia de todos,pois eu continuei a trata los como sempre os havia tratado.Com seriedade na hora do serviço e bastante camarada fora do serviço.Aqueles homens tinham por mim muita adimiraçao e gostavam muito do meu pai e do meu tio Benicio.

Deixe me apresentar a minha equipe :

O Ozorio era o operador de empilhadeira que na época era o carro Yalle n 16.

O Luzia,era o mesmo que fora o meu parceiro e que trabalhava muito bem ate dormindo.

Joao Cristino que chamávamos Joaozinho

Que era também um ótimo embalador

O Barbacena que era o municiador encarregado de providenciar os componentes metálicos para a embalagem e por ultimo o Joao Palito que completava a equipe.

O Barbacena bebia muito e as vezes chegava meio tonto.Nao sei como ele passava pela guarda.Ele sofria na minha mao,pois eu aprontava poucas e boas com ele.trocava as cantoneiras por umas menores e com isso os embaladores gritavam:

-Como e qui e Barbacena já ta mamado cara ?

O pobre do homem justificava a falha e pedia desculpas.

Durante o Zero hora,depois das três da manha,com a produção adiantada íamos tirar uma soneca ate as seis da manha,quando íamos terminar de completar a produção do dia.

Mais nem sempre discansavamos,asveses a gente aprontava com o Barbacena.

Por exemplo:

Um dia eu enchi uma lata de vinte litros de agua e a coloquei sobre a porta da sala do vestiário onde durmiamos e quando ele abriu a porta tomou um banho antes da hora.Quando calçou as luvas para continuar o trabalho elas estavam cheias de cola.

Ele penava na minha mao,mais eu sempre o ajudava a manter o ritimo que era bem puchado.

Completando a equipe vinha o Cristiano um senhor de pouca conversa mais muito simples.

Todos nos nos ajudávamos mutuamente ,o que não era normal nas outras equipes e por esta razão eramos os melhores e mais produtivos gozando de certas regalias que vocês verão mais tarde

Na mesa onde trabalhava tinha varias pranchetas onde era anotado diversos itens,eram mais ou memos umas oito mais eu logo as reduzi a uma única prancheta.Os anotadores antigos a principio tinham receio de fazer como eu fazia mais aos pouco aprovaram a ideia.

No ano seguinte a equipe foi reformulada e novos rapazes vieram substituír os que iam se aposentando.Nosso departamento era Uma verdadeira família.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 18/11/2014
Código do texto: T5039680
Classificação de conteúdo: seguro