Você é feliz?

VOCÊ É FELIZ?

Sai para a rua, e farejei uma tempestade assomando o litoral. Era ainda inicio de outubro e o capim brotava nos canais que circundavam os manguezais, as aves marinhas batiam em retirada, a procura de abrigo. Caminhei pela praia e os respingos das ondas molharam o meu rosto, misturando-se com as gotas de chuva que começava a cair. Um barco pesqueiro diminuiu a marcha, depois do quebra-mar, provavelmente em busca de ancoradouro, antes que a tempestade chegasse. Olhei para a baia de São Marcos, e mais adiante, no alto de um monte, a luz do dia havia se esparramado pela mata atlântica, o sol parecia iluminar cada folha de cada siribá. A oeste, a brisa se aviva e as nuvens negras se aproximam um pouco mais. Assim, fui assaltado por uma sensação de que precisava urgentemente lembrar daquele momento por toda a minha vida mas, na hora eu não fazia a menor ideia do motivo. O caminhar disperso, os pés descalços a pisar sobre a areia fina daquela praia tão conhecida cujas tempestades na maioria das vezes não passam de ameaças, assim como em humanos que ficam a vida inteira em tormentas, mas não tem a coragem de virar o leme e seguir o destino das calmarias, da paz e do amor... Sem esquecer que o tempo é um redemoinho de possibilidades, mas todas elas exigem mudanças, eu ainda não conseguir mudar, e você? As vezes, nos desligamos do mundo real, e viajamos através dos desejos, é que neles, somos mais reais porque nos aproximamos da felicidade, como as folhas soltas que dançam pelas estradas da vida, em padrões saltitantes, como pequenos animais fugindo de um incêndio.

As arvores acenam os galhos alarmadas, à minha direita as ondas se elevam e arrebentam brancas espumas, e as gaivotas sobem e descem no ar como se fossem pipas, à minha esquerda erguem-se os montes com as suas ladeiras íngremes e arborizadas até darem lugar a um horizonte límpido, claro, misterioso e desconhecido, assim como somos um do outro... E não é a natureza sombria, com anúncios de tempestade, e nem tampouco os dias iluminados e torrentes de verão que fazem da vida mais feliz ou menos, mas se você quiser realmente e com todas as forças do seu coração, vai realizar em sua vida, mudanças as quais jamais pensara antes. Pode surgir a sua frente a mulher desejada ou não, mas o importante não é isso, o que importa realmente o que você gosta de ser, e não o que dizem de. Eu, por exemplo, sou feliz, e você?

Airton Gondim Feitosa

Publicado na noite de 18.11.2014