PEQUENOS POETAS

"Na Oficina de poesia o que não faltará é alegria". Estes são os dizeres do cartaz que saúda o grupo de crianças que naquele dia terá a primeira Oficina de Literatura e Poesia. A turma é composta de vinte criança com idades de 6 a 8 anos que fazem parte de um Programa de Inclusão Social.

A educadora inicia a aula, lendo um poema que fala de flores e pássaros. As crianças se encantam e aplaudem. Mas não querem ler. Envergonhadas preferem, quem sabe, pintar as flores e desenhar os pássaros, seres esses que fazem parte do seu universo infantil. Nova poesia é lida e dessa vez as crianças interagem repetindo os sons finais das frases. Elas gostam dessa participação em grupo, divertida e desinibidora. Após a promessa de nova aula. com novas poesias e novas emoções, as crianças se despedem.

Realizada, a educadora recolhe o material, sem antes deixar de perceber a chegada de uma menina morena, de cabelos crespos e olhar perdido, que pergunta o que é poesia. A criança, ouve da mestra que poesia é tudo que você vê com os olhos do coração e ao contar para os outros, com emoção, transforma em verso.

Agradeço aos meus colegas do RL

pois através de seu apoio a minha

caminhada no mundo da poesia

chegou até essa Oficina!!!

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 20/11/2014
Reeditado em 20/11/2014
Código do texto: T5041740
Classificação de conteúdo: seguro