A NEVASCA


Marques havia mudado para os Estados Unidos a fim de fazer um estágio de um ano em uma grande fábrica de aparelhos de telecomunicações. Foi com a família e alugou um apartamento em um condomínio em Arlington Heights, um subúrbio de Chicago, próximo à fábrica.

A mudança ocorreu bem no início do inverno, que costuma ser extremamente rigoroso nessa região, com temperaturas negativas, bem abaixo de zero. Brasileiros não estão acostumados a essas temperaturas e nem à neve, de forma que os primeiros tempos foram difíceis, apesar do aquecimento em praticamente todos os ambientes fechados.

Naquele ano o grande Lago Michigan ficou completamente congelado e as nevascas vieram com força total, cobrindo tudo de branco e dificultando a vida. Dirigir um carro com a neve era uma aventura.

No primeiro dia em que foi à fábrica de carro, chegou lá sem neve, mas a previsão do tempo indicava que poderia ocorrer forte nevasca. Deixou o carro no estacionamento e viu que os outros automóveis estacionados portavam umas bandeirinhas afixadas no espelho. Não prestou muita atenção e foi trabalhar.

Permaneceu o dia todo no local, almoçando no refeitório. Quando saiu da fábrica, já noite, nevava bastante e ele se dirigiu ao setor numerado onde deixara o carro. Tudo estava coberto de neve, os telhados, o pátio, os carros. Ah, os carros! Não se podia identificar nenhum deles, a não ser pela bandeirinha afixada.

Aí, então, se deu conta da utilidade daquelas bandeirinhas que tinha visto ao chegar. Eram dispositivos usados pelos proprietários que nelas colocavam sua identificação.

Quando a neve é muito intensa, muitas vezes nem se pode retirar os carros, que ficam no estacionamento e os usuários têm que voltar para casa de trem ou de metrô. E há dias em que os funcionários são aconselhados a nem sair de casa.

Aquela foi a primeira experiência com neve do brasileiro Marques, que voltou para casa de trem.

Muitas outras viriam...
Aloysia
Enviado por Aloysia em 25/11/2014
Reeditado em 25/11/2014
Código do texto: T5047595
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.