OS PROBLEMAS POLÍTICOS BRASILEIROS

OS PROBLEMAS POLÍTICOS BRASILEIROS

Uma pergunta que muitos brasileiros fazem: Porque existe tanta corrupção em nosso País? Começa o dia, termina o dia e sempre surge um novo tipo de corrupção. Será que o brasileiro perdeu a vergonha de ser honesto? O grande Ruy Barbosa fez um discurso no Senado Federal em 1914 dizendo: "A falta de justiça, Srs.". Senadores é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação. A sua grande vergonha diante do estrangeiro é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais. A injustiça, senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços… De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

Essa foi à obra da República nos últimos anos. No outro regime, o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre, as carreiras políticas lhe estavam fechadas. Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temia e que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais. Na República os tarados são os tarudos. Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da prática das instituições.

Contentamo-nos, hoje, com as fórmulas e aparência, porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco, delas quase nada nos restando. Apenas temos os nomes, apenas temos a reminiscência, apenas temos a fantasmagoria de uma coisa que existiu, de uma coisa que se deseja ver reerguida, mas que, na realidade, se foi inteiramente.

E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos.

"E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem...". Uma vergonha para os representantes políticos brasileiros, empresários, e de pessoas de grande posse, que sempre querem mais, muito mais.

As propinas e o ministro: Cardozo: empresas devem ser "sanadas". Para José Eduardo Cardoso, punição a quem, praticou ilícito não impede que empresas sejam amparadas. Com isso, diz, a economia não seria "atingida". Para ele, a "Operação Lava jato" tem efeito "conscientizador". Durma-se com tanto barulho. São representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) querendo abençoar os seus santinhos. Quem furta, rouba ou desvia dinheiro público é ladrão. Ministro: "Não podemos, a partir de suposições, ilações ou indício, tirar conclusões definitivas". O ministro Cardozo deve está brincando com o trabalho sério da Polícia Federal. Petrobras - Alto escalão da estatal vai á CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista a partir 26 de Novembro de 2014.

Estão agendados os depoimentos de Glauco Colepicolo Legati, que dirigiu a implantação da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, e Magda Chambriard, diretora da área de gás natural da Companhia. Registros- Mudanças na legislação agilizam liberação de defensivos. Expectativa de empresários é de que o prazo para registro de defensivos seja reduzido para um ano. LDO - Relator terá de analisar mais de 1,6 mil emendas ao parecer. O prazo para apresentação de emendas encerrou-se dia 10/11/2014. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece parâmetros e bases da política econômica do governo e do próprio orçamento.

Prejuízos- Acionista minoritário não pode acionar justiça contra majoritário. Acionista só pode acionar justiça contra sócio majoritário caso prejuízo causado atinja diretamente o patrimônio do minoritário. Mesmo assim, vai se tratar de uma ação individual. Acionista pode pedir ação de responsabilidade civil. Seca - 97 mil pequenos e médios produtores do Nordeste devem R$ b5, dois bi. No Ceará, 16 mil produtores somam R$ 1 bilhão em dúvidas ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste ( FNE). Informações foram divulgadas ontem, na sede do Banco, durante assinatura de acordo com Ministério da Agricultura (Mapa) e Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária ( CNA).

Banco do Brasil - Gerência local de apoio ao apoio ao comércio exterior sai do Ceará. Gerência encerra dia 21 de novembro as operações em Fortaleza. Empresas no Ceará terão que tratar sobre comércio exterior em agências de Belo Horizonte (MG). Setor diz que será impactado com mais custos e riscos. Operação Lava Jato - Dilma diz que governo não pressiona contra investigações. Sem citar a operação, presidente voltou a destacar que o combate à corrupção nunca tão firme quanto hoje. País sairá mais forte, disse ela. Será que a presidente quer calar a boca dos meninos peraltas com bombons? Talvez! Pressão de todos os lados - À desastrosa indecisão de Dilma na economia, somam-se os apertos na política: focos de resistência nos aliados, derrotas inevitáveis no Congresso e o petrolão.

Cabo de Guerra - O governo quer indicar o ministro Cardozo para o STF (Supremo Tribunal Federal). O PMDB diz que vai vetar. A nomeação do ministro seria mais uma aberração do governo do PT. Dilma em estado puro. A presidente, depois da eleição, parece mais irritada do que estava durante a campanha; chegou até a mencionar por alto a palavra 'diálogo1, mas na vida real seu diálogo é isso que estamos vendo todos os dias. Uma visita muito suspeita. Corre em sigilo a apuração do que fazia no Brasil Elias Jaua, ministro-chefe das milícias bolivarianas da Venezuela. Foi um ataque à soberania brasileira, e o Itamaraty protestou. É preciso atitudes contra a AIDS.

Pesquisa revela como os brasileiros encaram a doença. A imensa maioria sabe como se prevenir, mas muita gente ainda dispensa o uso da camisinha e não tem o hábito de fazer o exame de HIV. O governo de Dilma parece porque é a continuação de uma cadeia de erros e está emparedado porque trafegará entre PT e PMDB, haja estômago, e entre cobradores e abafadores do magno escândalo do petrolão, haja pulso.

Resolução - PT quer liderar combate à corrupção no País. Em resolução divulgada dia 29/11; 2014, o Partido afirma que o financiamento renova "os círculos de corrupção" a cada eleição. O presidente da legenda comentou queixas de Camilo governador eleito pelo Ceará. Pode Freud? Lava Jato - Empreiteira tem histórico de contratos suspeitos com Petrobrás. Atividades da UTC retroagem ao governo FHC. Em 2009, a empresa pagou mesada de R$ 150 milhões em doações ao PT de São Paulo. A primeira parcela foi quitada dois dias antes de contrato de R$ 114 milhões com a Petrobras.

"Bolsa hoje, fome amanhã". O jornalista venezuelano vê nos planos de controle da Imprensa no Brasil o mesmo padrão do chavismo e diz que manter os pobres dependentes é ruinoso, mas essencial ao populismo. "Nunca sabemos se as ameaças serão cumpridas ou não. De qualquer forma, é algo que assusta os jornalistas e gera autocensura". . Com os benefícios, o povo até pode momentaneamente acreditar que sua condição melhorou, mas o fato é que permanecerá pobre, porque não terá boas opções de emprego e a economia ficará estagnada. "Nossa experiência mostra que, cada vez que publicamos algo que envolve corrupção ou algum desastre administrativo, nunca nos desmentem. A reação quase sempre é a de desqualificar o veículo, e não a de negar a informação". Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIR/CE E DA ALOMERCE.

.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 01/12/2014
Código do texto: T5055481
Classificação de conteúdo: seguro