O ser e o ter no Recanto das Letras.

Quantas vezes você já sentiu que tinha um discurso maravilhoso para o dia da formatura da sua turma, para o dia da revelação do amigo secreto no final do ano, para a inauguração daquela sala de eventos de sua comunidade e a tua fala foi deixada de lado por algum motivo, e veio a frustração não pela falta de consideração pela qualidade de seu trabalho, mas pela simples falta de oportunidade, sem ao menos ter sido testada a qualidade da mesmo.

Quantas vezes o que você achava ser superior em forma, em conteúdo, em lirismo poético foi deixado de lado porque a assinatura não fazia parte do rol daqueles que são “os melhores” onde foi publicado o texto? E tão somente 1 ou 2 comentários disseram o quão espetacular foi o esforço do poeta, e só alguns olhos de poeta viram este diferencial que pouca diferença faz para um fechado grupo que se reveza no ato de expor “entre os melhores” o melhor que eles acham ser, deixando muitas vezes de lado um texto com conteúdo, em prol de privilegiar alguém mais conhecido com um texto sofrível.

É uma tecla batida, sem dúvidas, mas se serve como consolo, não só o Recanto das Letras é reduto destes Clubes do bolinha e da luluzinha, que empobrecem nossa já carente poesia, mas a expõem a patamares que beiram ao medíocre, há outros nesta linha, e o que é mais significante é que reduzem estes sites a uma simples “reunião de amigos” prontos a se elogiarem mutuamente, o que gera momentos hilários, como a pseudopoetisa que escreveu uma frase totalmente nonsense e teve até onde contei 32 comentários, fora as visitas sem comentários.

Ao mesmo tempo em que me divirto eu conto os prejuízos para o intelecto de muitos bons poetas, que ao ver tais procedimentos desanimados se afastam.

É muito bom roda de amigos, mas, numa comunidade onde não há castas e castas se constroem, onde deveria se dar valor ao óbvio talento e se cobrem de louros medíocres frases e os olhos azuis de alguém tem um valor maior que aquilo pra que foi criado o site, realmente não vejo parâmetros para que se revele um limite para tais atos irresponsáveis, não do ponto de vista de pessoas, mas de escritores em geral.

É dos nossos olhos e de nossa escrita que virá a recompensa para esforçados e talentosos poetas, quando legitimamente fizermos nossos comentários e nossas visitas as suas escrivaninhas, relegando, aí sim, não ao esquecimento, mas a um segundo plano escritores não tão talentosos como aqueles, e, por conseguinte esperando que estes com o passar do tempo alcem vôo através de seus próprios esforços em direção aos que se sobressaem mais agora, esta é a missiva a ser considerada pelas pessoas de bom senso.

O restante é pura fantasia, construídas sobre agradecimentos feitos comentários, em outra oportunidade a fissura em comentar algo de um amigo leva a pessoa a incutir no ego de outro escritor a enganosa feição de que tudo que ele faz é espetacular, mas não é o fim do mundo seguindo o que dizem seus “amigos” aquele escritor elogiado e endeusado em sua mediocridade pode ainda engolir, 100, 200, 300, 500 mil, 1 milhão de falsos comentários, e retribuir ainda a falsidade, e imaginem, com mais falsidade, é um circulo vicioso e falso.

O que é fato é que SER talentoso no RL não quer dizer nada, mas o TER muitos amigos e uma carinha bonita fazem toda a diferença, ah! Isso faz.

Malgaxe
Enviado por Malgaxe em 03/12/2014
Código do texto: T5057369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.