Vigília Impaciente

Vigília Impaciente







Com 45 quilos e cadeirante, desde madrugada de trás anteontem Maria vomita e evacua. Feito um bonde em média velocidade soltando as partes pelo caminho. Suspiro com tristeza. Estive com ela todos esses dias. Pediu água, devolveu, chamei Luciana, a enfermeira, senti arrepio. // Comentei com Messias, meu brother, que foi displicente por estar com pressa, dizendo que para ela seria um alívio, pois ontem um amigo dele, preso a uma cama com 3 sondas finalmente se libertou e foi jogar futebol no céu. // Mais tarde pensei não ser o caso, mesmo paralisada Maria adora a vida que tem, fuma um cigarrinho na varanda, tem uma netinha chamada Mariana, uma gracinha de um ano e dois meses, chama o Hélio de Mercedão, potiguar parrudo com as duas pernas amputadas que circula numa cadeira elétrica fazendo ziguezague, só a Maria mesmo para colocar apelidos assim, à queima roupa, e ninguém se importar. // Foi depois que vi o layout da Pxxx Traidora, personagem fictícia que aglutina a soma dos equívocos que tentam devastar os ventos benignos e de momento serve para descarregar a frustração face o que sinto pela Maria que se esvai. Pxxx Traidora chama os outros de capitalistas usando ela mesma IPad, IPhone, carro importado, roupa de grife, outra perdida acadêmica ostentando uma chancela antiguinha, chatinha, que acaba em "ista", vive com ar furtivo espalhando discórdia e matraqueando Rimbaud pela metade, uma ignorante disfarçada de intelectual, maldosa, preconceituosa, incapaz estender a mão, mais um vampiro mimado que apunhala pelas costas . // Assim que eu soube da Maria fui voando pra lá. Notícias não eram boas, a troca de fraldas começou às 2:30 da madrugada, ninguém regozija face a uma amiga moribunda, Maria é apaixonada por sanduba do Mac e pelo filé do Moraes, pelo Alvi Negro paulista, por Roberto Carlos e Padre Marcelo. Vá falar de comunismo pra ela, 3 netos, uma filha de sangue e 3 de criação, roça em S. José do Campestre, secretária num clube chic da capital, escola noturna, criança na creche, um marido sumido e um enterrado na Consolação, sexta à noite ela bailava no Som de Cristal, deparou-se com um AVC aos 51 anos, está há 10 nessa toada de miúdos movimentos e alegres cacarejos, que nem um passarinho manco que se relaciona com quem aparece e no galho quebrado de sua vida ela de quebra põe apelidos. A Flora, por exemplo, flatulenta por algum motivo, Maria chama de lambreta. // Tive a impressão de que a estrada chegou ao fim, "onde o fim de tarde é lilás".// Fica-se azedo por consequência. // De noite me deparei com a estampa da Pxxx Traidora e uma raiva continental subiu feito cortiça na água. Traidora de que? De uma nação carente de conceitos esclarecedores e não de mais hemorragias....Vá atrás dessa balela que o julgamento está condenando os outros e, para ser uma pessoa espiritual, você deve amar a todos. Meço os aparelhos viscerais pouco me lixando se é o bom uso da inteligência ou um ato hostil. Pxxx (troque cada x na sequência certa pela vogal "u", pela consoante "t", pela vogal "a") Traidora representa o câncer da burrice que precisa preencher um ego esburacado e uma personalidade sem caridade com jargões de antanho em nome de nada a não ser o imorredouro mote "muito orgulho e pouco talento".// Ando farto disso, assim como ando farto de ladrões, de esquemas, de conluios, de conspirações, de negociatas, de arranjos, desse empurra empurra dual de luz e treva sem respiro onde os perdedores de sempre perdem o que lhes resta de tico&teco, decência&norte graças a hordas de Pxxx(s) Traidora(s) que tiveram condições de vida para somar e semear e optaram por dividir e destruir Marias e descendentes desde os pampas até o Oiapoque. // No perverso sistema de castas tupiniquim pululam gabaritos inflexíveis há meio século - o diplomado sem candura se esforça para incutir nos descalços temas disfarçados apenas para mantê-los não só descalços, mas esfolados .// Essa Maria, não. O que a derrubou foi um derrame, a consequente perda do lar visto a impossibilidade de gerencia-lo, com isso foi-se o núcleo familiar, em seguida veio uma depressão aguda, uma artrite generalizada e agora, possível golpe de misericórdia, uma virose Block Buster. // Nem sei como vou pegar no sono com a imagem dela na cama, esquálida, o bonde desmontando, o olhar dentro do olhar, talvez sibilando "todo homem, todo lobisomem sabe a imensidão da fome que tem de viver".// O barco da Maria não ficou parado no cais - seguindo a canção, soltou as amarras, conheceu piratas e aventureiros.// O Bote da Pxxx Traidora se move em círculos, correndo atrás do próprio rabo, pregando a antítese da fé, caluniando com a soberba de voz baixa e visão turva, a portas fechadas, gente assim não abre, fecha, e quando os percebemos no cerne automaticamente nos libertam, pois adquirem o status de pessoas que não deveriam ter o direito, a permissão e o privilégio de estar perto. Vade retro, Pxxx. Maria, nem sei o que dizer, estou na vigília e detesto frases prontas. Nem te vi entrar na ambulância, e ontem mesmo, quisera te contar, recebi um bilhete de amor. Será verdade? Sei tão pouco da vida.... Vá em paz, grande amiga, se for a vontade do Pai não há retorno. Por hora oramos, já sentindo uma saudade que chegou antes.



(Imagem: Vista do Morro e do Outeiro da Glória, Rio de janeiro. Thomas Ender, 1837)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 04/12/2014
Reeditado em 05/09/2020
Código do texto: T5059012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.