Sim X Não

A animosidade entre o SIM e o NÃO beira a raia da loucura, são inimigos históricos. Como óleo e água não se unem, não se misturam nem que a mula manque, nem que a porca torça o rabo e embora um seja a sombra do outro, é cada macaco no seu galho.

A importância de ambos não se discute. São imprescindíveis no momento adequado. Salvo engano de origem, há um provérbio hindu que afirma que no dicionário de Deus inexiste a palavra NÃO, portanto, requer pachorra ao pronunciar o SIM. Eu tenho preferência pelo Não. Acho-o pedagógico, sensato, prudente. O SIM é anárquico e não raro perigoso, irresponsável. Temos dez vezes mais possibilidades de nos arrependermos ao pronunciar o SIM, porque o SIM é átono, mais fácil, mais leve. O NÃO é tônico, mais pesado, requer mais força.

Vamos estabelecer parâmetros. Chamemos o acelerador do caminhão de SIM e o freio de NÃO. É lógico que caminhão parado dá prejuízo. Ele necessita de acelerador para sua mecânica desenvolver, andar, sair do lugar, correr enfim. Então quem é mais importante, o acelerador ou o freio, o SIM ou o NÃO? Suponho que a maioria se posicionará do lado do SIM. Eu diria que o mais importante é o freio. O caminhão tem um acelerador e três freios. Freio de pedal, freio de mão e freio motor. O freio tem o caráter da infalibilidade, não teste o freio de seu caminhão de ladeira a baixo, porque se esse falhar você morre!

Na sociedade civil, ou na família o NÃO é extremamente necessário. Quem cria os filhos com base no SIM está regando uma planta carnívora para no futuro ser por ela engolida. Irá transformar crianças em criONÇAS, inocentes em delinquentes. É notório ser mais fácil e doce dizer-se SIM, é mais difícil e amargo dizer-se NÃO. Na maioria das vezes dói dizer-se NÃO a um filho, principalmente se torna cítrico ao pai dizer NÃO a uma filha. Os cítricos podem até ser prejudiciais ao fígado, mas o fígado tem um poder de regenerar-se por seus próprios meios e glicose demais entope o coração.

Muita gente diz SIM para não magoar a uma pessoa querida. Outras se desesperam com receio do seu NÃO ser mal visto ou aceito com descaso. Ora, que benefício isso trará no futuro para ambas as pessoas? Qual a relação de confiança que se estabelece quando se manipulam valores?

O Cristo não tomou partido nesse assunto, mas foi enfático ao afirmar: “Que seja o teu sim, sim e o teu não, não”. Ora, algumas pessoas quando dizem SIM, na verdade estão dizendo TALVEZ. Quando dizem NÃO, na verdade estão dizendo SIM e quando dizem TALVEZ, querem dizer NUNCA! Assim tanto um quanto o outro perde sua eficácia e salve-se quem puder...!

Caso um amigo lhe convide para jantar na casa dele, antes de você dizer SIM, pergunte quais os outros convidados, para que você não tenha que sacar o NÃO a queima roupa!

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 09/12/2014
Reeditado em 01/07/2020
Código do texto: T5064280
Classificação de conteúdo: seguro