Um Crime no Natal

Morávamos na área rural, a três quilômetros da cidade, do outro lado do rio. Íamos de canoa, cuja capacidade de lotação não ia além de dez pessoas. Éramos seis crianças e dois adultos, portanto, dentro de limite de segurança. Íamos para a Missa do Galo, que começava um pouco antes da meia noite, de maneira que ao final da missa já era o dia 25, o dia de Natal. O palco armado na rua principal, para a missa campal. As crianças teriam de ficar acordadas até aquela hora. Para isso ficavam se divertindo num pequeno parque, principalmente nos carrosséis. A ansiedade era grande, com relação à hora da Missa do Galo. Não tínhamos ideia de como o galo aparecia nessa história.

Chegada a hora, ficamos “com um olho no padre e o outro na missa”, como diz o provérbio. De repente, alguém cochichou ao ouvido do padre e do sacristão, e em seguida já percebemos a tremedeira de ambos. E o padre, com sua voz trêmula, anuncia: “Um crime bárbaro acaba de acontecer, em pleno dia de Natal, aqui bem perto de nós”. E o sacristão, que era seminarista, ainda tremia mais, por saber que o assassino era seu irmão. Tinha sido um crime premeditado, deixando em pânico as famílias católicas que àquela hora assistiam à missa.

Numa cidade pacata, um crime daquela natureza, logo na noite do Natal, deixou todo mundo com aquela indagação: “como pode uma coisa dessas, em plena comemoração do Natal?”.

E como dizem que não há crime perfeito, o assassino que achava que a vítima estava morta, depois de inúmeras facadas e pedradas, num local a cerca de 200 metros de um posto de saúde, eis que o quase morto foi se arrastando e ali chegou e disse: “A Providência Divina me trouxe até aqui não para pedir socorro, porque já sou um homem morto, mas para revelar o nome do assassino: foi fulano de tal. Não pensem que estou delirando, quem me matou foi fulano de tal”. E, em seguida, entregou sua alma a Deus. E as investigações comprovaram a veracidade do quase morto e o réu foi condenado.

E nós, as crianças, pelo menos naquela noite, ficamos sem entender o que era a Missa do Galo.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/12/2014
Código do texto: T5070818
Classificação de conteúdo: seguro