A Linguagem dos Doutores

Por ter vivido até os 28 anos de idade no município vizinho ao de Delmiro Gouveia, que antes pertenceu a Água Branca, em Alagoas, sempre me interessei pela história desse grande empreendedor, que foi Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. Li e ouvi muitas histórias desse homem que deixou sua marca, pelo seu espírito empreendedor, ainda no início do século passado, uma época bem mais difícil do que hoje.

Agora, leio um livro escrito por Doutores, que me parecem pouco modestos, ao se aprofundarem nas definições de mito e herói, talvez com a intenção de negar esses atributos ao grande empreendedor, quando cita a frase de Martin Luther King: “Herói é aquele que deu a própria vida por algo maior que ele mesmo”.

Entretanto, no imaginário popular, quem conseguiu um grande feito, numa época como aquela, não deixa de ser um grande herói. A construção do Mercado do Derby, em Recife, embrião dos Shopping Center de hoje, a usina de Angiquinho, que também deu origem às grandes usinas hidrelétricas, a Fábrica de Tecidos da Pedra, a estrada de ferro, as suas idas à Europa e Estados Unidos, em viagem de negócio, para o desenvolvimento de sua região sertaneja, atestam o seu empreendedorismo.

Com certeza, esses Doutores, mesmo na época de hoje, com todo o avanço tecnológico, jamais figurarão na história com o mesmo “heroísmo” de Delmiro Gouveia. Não me venham falar em questão de hermenêutica para desqualificar o nosso herói.

Ainda na sua pouca modéstia, vem nos lembrar de que “Doutor” é aquele que fez o Doutorado. Juiz de Direito, médicos e advogados não merecem esse título, salvo quando também fizeram o seu “Doutorado”. Sabemos que na prática não é isso que ocorre. Imagine o nosso sertanejo lá de Delmiro Gouveia, chegando aqui na capital e tratando esses profissionais de “Você”.

A não ser que encontre neles a modéstia de Juscelino Kubitscheck, quando na Presidência, que não deixou embaraçado um jornalista que, despercebidamente, o tratou de você. O presidente procurou desinibi-lo, quando pedia desculpas pela forma de tratamento, dizendo: “O que importa é o que você vai me perguntar e o que eu vou responder”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/12/2014
Reeditado em 18/12/2014
Código do texto: T5073632
Classificação de conteúdo: seguro