VOCÊ É BEM SUCEDIDO(A)?

No mundo atual é fácil constatar que o TER ou o “PARECER TER”, tem sido mais importante que o SER.

O que tem se revestido de importância é o se mostrar, o se exibir, a pirotecnia, a exposição, muitas vezes ridícula, a qualquer custo.

Quando alguém passa dirigindo um carro diferenciado, cujo custo de aquisição é considerado elevado, automaticamente vem à mente de muitos, algo do tipo: “esse(a) é bem sucedido(a)”.

Será mesmo verdade, que alguém que tenha dinheiro suficiente para adquirir e manter bens de primeira linha são, por essa única razão, bem-sucedidos?

A meu ver, não necessariamente.

Ser bem-sucedido, para mim, envolve vários outros aspectos.

Para mim são inúmeros os aspectos sobre os quais devemos lançar nossas considerações, se sorte a podermos nos arriscar em dizer que, latu sensu, alguém é bem-sucedido. Para exemplificar, vejamos apenas alguns desses aspectos:

RELACIONAMENTO – uma pessoa bem-sucedida no relacionamento tem um convívio natural, respeitoso e harmonioso com todos: pai, mãe, marido ou esposa, filhos, sobrinhos, irmãos, netos, tios, subordinados, chefes,

colegas de trabalho, serviçais, vizinhos, demais pessoas e entidades etc. E desses tem respeito e admiração.

TRABALHO – uma pessoa bem-sucedida é aquela que faz o que gosta, é produtiva no trabalho e contribui efetivamente para o fornecimento do melhor produto ou serviço ao qual esteja vinculada, proporcionando retorno satisfatório para a entidade à qual pertence, ou a si mesmo, no caso de autônomo e consegue bom relacionamento e

convívio harmônico com todos.

SAÚDE – uma pessoa bem-sucedida em termos de saúde não é necessariamente aquela que goza de boa saúde, mas sim, aquela que procura ter bons hábitos alimentares, hábitos saudáveis, boa higiene pessoal, boa higiene fisiológica, boa postura física e mental, pratica exercícios físicos levando em conta as suas limitações, aceita e

convive harmonicamente com as deficiências e fragilidades físicas e mentais que eventualmente tenha etc.

INTELECTUAL – uma pessoa bem-sucedida intelectualmente é aquela que tem um nível de conhecimento superior ao exigido em seu cotidiano: trabalho, lazer, escola, etc. e que seja capaz de não se deixar manipular por terceiros de má fé, não manipula os demais e cujo grau de sabedoria e conhecimento não a torne distante das demais.

ESPIRITUALIDADE – uma pessoa espiritualmente bem-sucedida, é aquela que mesmo tendo convicções em suas crenças, respeita a filosofia, os rituais e as características das crenças dos demais. Tem a sua opinião formada, mas está aberta a outros pontos de vista. Resolve satisfatoriamente suas dificuldades e provações, por meio dessa crença.

FINANCEIRO – uma pessoa financeiramente bem-sucedida, é aquela que aufere ganhos suficientes para a sua própria manutenção e a de todos aqueles que dela dependem. Consegue poupar um pouco do que ganha, tem alguma reserva de contingência, tem o que é necessário para viver, que pode fazer viagens de férias, almoçar fora com a família, sempre que desejar, frequentar salas de cinema e de espetáculos, pode adquirir e manter, sem sacrifícios, veículo(s) de uso pessoal e da família, pode manter um plano de saúde para si e para os seus familiares.

É grata pelo que tem, reparte e ajuda os menos favorecidos.

SOLIDÁRIEDADE – uma pessoa bem-sucedida solidariamente, é aquela que faz doações financeiras, materiais e pessoais para instituições e pessoas necessitadas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – uma pessoa com responsabilidade social, é aquela que repensa e reduz o consumo, reutiliza e recicla tudo o que lhe é possível. Procura consumir apenas o necessário, evita produtos com embalagens caras, que causam danos excessivos ao meio-ambiente, descarta corretamente o lixo etc.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 21/12/2014
Código do texto: T5076453
Classificação de conteúdo: seguro