Medos

Este é um assunto espinhoso, do qual ninguém se sente bem falando. O problema não é falar sobre, mas admitir tê-lo.

Na nossa sociedade, a coragem é primada por todos e rejeitada por ninguém. Veja bem, o modo como vemos o mundo também influencia nisso, mas este não é o tema. Desde de que nos conhecemos por gente, nos dizem não devemos ter medo de nada.

Aqui eu não estou dizendo que sentir medo é bom, mas também não ruim como diz nossa filosofia. A nossa sobrevivência depende do medo que sentimos e da coragem pra ultrapassar os obstáculos. Agora, toda coragem tem limite, por que? Por um simples motivo, coragem sem razão mata. Alguém diz: "eu tenho coragem de beber veneno". Você pensaria: "essa pessoa é maluca". Por que você pensa isso? Por que você não só sabe que veneno é perigoso, como tem medo da morte.

Tem pessoas que se dizem muito corajosas e que não tem medo da morte, mas basta que ela passe por uma situação de grande risco, para que sua fala seja rapidamente esquecida e ela admite, eu tenho medo da morte.

O medo nos faz parar quando algo se torna letal demais. Quem pula de para-quedas, exemplo, essas também tem medo. O que as faz pular não é a coragem, mas o medo. Se alguém corajoso em excesso pulasse de avião a centenas de metros de altuta com apenas uma mochila de panos, ele não sentiria absolutamente nada. Já alguém que tem medo da situação, sentirá adrenalina invadir sua corrente sanguínea, e logo depois a emoção do perigo a que corre.

O medo é uma parte essencial das nossas vidas e não pode simplesmente ser banalizado e diminuído como algo ruim, ele tem coisas boas. Tudo na vida tem seu lado bom, até mesmo algo que pareça tão ruim como o medo.

E pra terminar, aqui vai uma coisa pra fazer você refletir: se você nâo tem medo do escuro, assista sozinho a um filme de terror cuja sessão comece a meia-noite. Afinal, você não é um daqueles que diz: "eu não tenho medo"?

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 30/05/2007
Código do texto: T507654
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.