Mensagens que edificam - 14

Imagine que você deva uma grande quantia em dinheiro, e devido ao alto valor e aos seus proventos que mal te sustentam, não consigas pagar. Imagine-se nesta cena: noites mal dormidas movidas pela preocupação, dias inquietos atemorizados pelo credor e pela possível cobrança judicial que implicaria na perda de seus bens, ou quem sabe no pouco que você tem. Tristeza, tribulação insólita, agonia existencial e impotência moral para sequer conseguir olhar para a frente. Esta tem sido a realidade de muita gente, que num de repente descobriu-se no mundo vil das dívidas. E não existe nada mais incômodo do que acordar sem paz, passar o dia na vã correria e chegar à noite como se não tivesse dado um passo à frente, ou talvez pior, como se tivesse dado dois passos para trás. Para os desnaturados nada que os afete, mas para quem tem princípios ordeiros e caráter bem moldado algo que consome. É como se nada fartasse a fome, é como se a água mais pura fosse poluída e imprópria para o consumo. Nada traz prazer, e os poucos momentos de sono profundo são fruto do cansaço extremo e do enfado, ou quem sabe ainda dos subterfúgios químicos que nenhuma solução trazem, antes são placebos coadjuvantes deste caótico emaranhado. Não é difícil se deparar com quem esteja experimentando isto na própria carne, uma vez que esta sociedade consumista impôs comportamentos que contrariam princípios elementares da existência e da coerência com as verdades ensinadas nas sagradas escrituras. Pouca gente se dá por satisfeita apenas se tem o que comer, o que beber e o que vestir. Somos bombardeados o tempo inteiro por uma mídia que nos faz pensar que precisamos comprar, comprar e comprar. Há os que já são classificados como consumidores compulsivos, e destes, muitos já recorrem aos psicoterapeutas para tentarem se livrar deste mal. Se as pessoas se despertassem que o que temos pouco releva no mundo espiritual, e o que somos é o que somatiza todos os valores positivos sentimentais e emocionais, talvez tivéssemos nota de menos suicídios e conflitos existenciais. Ter altas dívidas a pagar não é nada confortável, mas é importante saber que na vida o bem mais precioso é a própria vida e esta já foi comprada por um alto preço. Quanto a isso você não é devedor, antes é credor de tesouros que este mundo mal não consegue mensurar o seu valor. A cédula que era contra você já foi rasgada, acredite nisso, a morte do nosso Salvador não foi em vão. A maior de todas as dívidas já foi paga.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 21/12/2014
Código do texto: T5076780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.