Onde é que nascestes?

Nascido e criado na cidade do Rio grande, no sul do Rio grande do Sul, sou chamado de riograndino ou papareia, como nos designam os nossos invejosos vizinhos de Pelotas. Usar estes termos que nomeiam os naturais de cada lugar é complicado se a pessoa não tiver algum conhecimento do assunto e a gente pode acabar se perdendo ou dizendo besteira sem querer. Por exemplo, como seriam chamados os cidadãos de Agudo, simpática localidade do Rio Grande do Sul? Agudenses? Agudinos? E aqueles que nasceram em Santo Antonio da Patrulha? Seriam patrulheiros? Quando a gente não sabe, tem que colocar a criatividade para funcionar. Como procurei e não encontrei nenhuma publicação que me informasse sobre o assunto, é o que passo a fazer, embora tenha que confessar que não procurei muito, mas acho que dá para o gasto. Os que nascem em Porto Alegre são naturalmente, Porto-alegrenses, mas poderiam ser Porto-alegrinos, não é? De Dom Pedrito, e aqui é por ordem de importância, são pedritenses, pedritinos ou pedritenhos? Os de Santana do Livramento, lógicamente que são chamados de santanenses e não de livramentenses, o que ficaria muito feio. Problema mesmo, tem aqueles que nasceram em Pelotas: tanto podem ser pelotenses, pelotinos e, se forem homens, fatalmente serão chamados de veados, sejam ou não. Santa Maria da Boca do Monte chama os seus filhos de santa-marienses, marianos ou mariazinhas?Agora, azar mesmo tem aqueles que nasceram em Pau-fincado, pois a pergunta é inevitável: Fincado onde? De que jeito? Com essa confusão, o infeliz tem que tratar de escapar para Curralinhos, que fica por perto, ou dar um jeito de esquecer onde nasceu. Também pode se esconder na simpática Bojurú, que não é um lugar muito grande, mas dá uma rima e tanto para uma boa resposta aos chatos que querem saber onde a gente nasceu e nos incomodam com isto.