Pensamentos (O SER E O QUERER)

As vezes eu queria entender o comportamento humano, não o coletivo, mas o individual.

O comportamento das pessoas, embora se pareça um com o dos outros, é como se fosse uma impressão digital. Não existe igual.

Somos todos parecidos, não iguais.

Isto a ciência explica, mas o comportamento, que deveria estar ligado ao que aprendemos durante a vida?

Eu também não sou nenhum estudioso, mas creio que posso xeretar o assunto, sem, contudo, achar que sou o tal.

Será que a diferença está no julgamento do alheio, ou na nossa própria pessoa, que não consegue ser ela mesma e tenta sempre ser outra.

Poderia fazer uma análise entre o ser e o querer ser, o quanto isto difere, não consegue parecer.

Enquanto o ser já é, o querer ser nem sabe ainda.

A gente por mais que aprenda, não consegue chegar ao pleno querer ser, pois o ser está na genética, enquanto o querer ser está no aprendizado.

Certamente, esta procura, que na maioria das vezes é inconsciente, muda o nosso comportamento.

Desta forma, poderíamos até concluir que não somos verdadeiros, pois estaríamos, ocasionalmente, usando a verdade dos outros.

A citação que diz "a razão tem razões que a própria razão desconhece", estaria explicando esse tipo de procedimento?

A gente, apesar de tudo que aprende ao longo da vida, vive dando tropeços, errando em pontos que já deveriam estar gastos pelo uso, agravando-se na medida em que os repetimos.

Pois é, será que isso tem que ser aceito como inexorável, faz parte da vida, assim somos e pronto. Estou inclinado a achar que sim.

Fernando Amaro
Enviado por Fernando Amaro em 25/12/2014
Código do texto: T5080559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.