O véu Negro do PT

Em 1992, com a investigação de um bandido de 5ª categoria, a Itália deu inicio a Operação Mãos Limpas. A magistratura, o Ministério Público e a polícia investigaram seis mil pessoas e expediram três mil mandados de prisão. Caíram na rede 872 empresários (muitos deles ligados à petroleira estatal) e 438 parlamentares. Como se vê, tem algo em comum com a investigação que se faz na Petrobras. A corrupção política italiana assemelhava-se bastante à brasileira na amplitude, na naturalidade com que era praticada e até mesmo na aura protetora e fatalista que parecia torná-la invulnerável. Tanto lá como aqui, os caciques não sabiam de nada.

Todos nós sabemos que a ação judicial contra a corrupção só se mostra eficaz com o apoio da democracia. É esta quem define os limites e as possibilidades da ação judicial. Como temos o povo simplório controlado pelos “vales” do PT, nunca teremos uma democracia sadia. Qualquer menção tentada que não for ao gosto da quadrilha que ocupa o paço de Brasília, será rejeitada ou dificultada, como se vê na investigação da Petrobras. Contudo, se a investigação pudesse contar com o apoio da opinião pública, teria condições de avançar e apresentar bons resultados.

Sabemos também que um Judiciário independente, tanto de pressões externas como internas, é condição necessária para suportar ações dessa espécie. Entretanto, a opinião pública, como ilustra o exemplo italiano, é também essencial para o êxito da ação judicial. Aqui entre nós, pobres tupiniquins, creio que não será possível; o PT que comanda o país tem o Supremo nas mãos, trabalhou para isso e conseguiu. A instituição que era a mais confiável do país, já não traduz tanta confiança assim. O véu negro do PT tornou-se o pálio do STF.

Fonte E. Gaspari