MENTE FALANTE

“Quem sofre por antecipação sofre de forma desnecessária ou duas vezes”... adotei essa expressão como mantra para auxiliar as pessoas, mas eu não consigo aplicar em meu cotidiano.

Uma pessoa muito querida disse que eu tenho uma “mente falante”... que não para de funcionar em nenhum momento e, com isso, faz com que invariavelmente crie desdobramento de situações possíveis, mas que são improváveis.

Eu tenho uma considerável capacidade de reflexão... assim como um raciocínio muito veloz que, quando aliado a minha impulsividade, fez com que muitas vezes tomasse decisões nocivas ou me expressasse de maneira equivocada.

É um paradoxo: eu penso demais, ao mesmo tempo em que eu penso menos do que deveria... e com isso, vislumbro uma sucessão de erros em meu passado que me fazem mais humano, um ser imperfeito por natureza.

Eu estou aprendendo a controlar essa natureza, pois cheguei a um ponto na minha vida em que prefiro ser feliz a estar certo. Muitas discussões, analisando com a perspectiva do amadurecimento e experiência, poderiam ser evitadas. Por causa de precipitação e autossuficiência, eu acabei fazendo escolhas equivocadas.

Poderia ser uma pessoa melhor, estar em melhores condições... mas apesar de soar antagônico o sofrimento por antecipação e a compulsão na resolução das questões, ambas possuem um elemento em comum: a ansiedade.

O desejo de resolver tudo de forma mais rápida possível, assim como da melhor maneira, me fez um portador da síndrome da “mente falante”. Eu estou em um processo de espiritualização, através de leituras e reflexões do conteúdo da Bíblia e materiais de apoio – livros, revistas, artigos na web etc.

Durante um breve período, imaginei que estava “curado”... ledo engano. Apenas estava menos ansioso, por não vivenciar situações estressantes que, por teimosia, me levaram ao limite.

Essa constatação serve como um alerta, um sinal de precaução para jamais subestimar meus defeitos apenas por que desenvolvi algumas qualidades. A minha mente continua “falante”, processando muito mais informação do que o bom senso recomenda... da mesma forma, necessito controlar o meu ID, pois existem padrões que não quero repetir – especialmente quando tenho plena ciência dos erros causados pela precipitação e da sensação de arrependimento que tenho dificuldade de lidar.

Bem... eu consegui expressar o meu quebra-cabeça... agora basta eu colocar em prática.

SEBASTIÃO SEIJI
Enviado por SEBASTIÃO SEIJI em 05/01/2015
Código do texto: T5091556
Classificação de conteúdo: seguro