EXCESSO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO? INTOLERÂNCIA DA PARTE ACIDAMENTE CRITICADA?

As 6 charges mais polêmicas do Charlie Hebdo

1- Maomé beijando cartunista com o texto: "o amor, mais forte do que o ódio".

2- Em 2013 -A vida do Maomé - texto "o início de um profeta" satirizando com o desenho.

3- Última publicação - Satiriza o líder do Estado Islâmico Al-Baghdadi - texto "Deseja também Al-Baghdadi...e especialmente saúde".

4- Capa de setembro de 2012 sob o título "Os intocáveis" - mostra rabino empurrando um muçulmano numa cadeira de rodas, que o alerta ‘não se deve zombar’ - texto "deve ser por diversão".

5- Capa de julho de 2013 mostra muçulmano sendo alvejado e trazia a frase ‘o Corão é uma merda’ e o aviso: ele não para balas.

6- Capa de novembro de 2012 ironizava a Santíssima Trindade, O Pai, o Filho e o Espírito Santo, e trazia o tema casamento gay. O desenho mostra os três engatados, em cena de sexo! Eu achei horrível e nada risível, em mim não causou riso, causou asco.

Figuras da política e da religião eram os protagonistas da maioria das capas do semanário de humor "Charlie Hebdo", criada em 1970. Não apenas Maomé, mas também Jesus Cristo, os papas Francisco e Bento XVI, cardeais do Vaticano, ativistas do Fêmen e o presidente francês François Hollande foram retratados de forma cômica, com humor sarcástico e mordaz, na primeira página.

Última edição antes do atentado

A capa da edição desta semana do "Charlie Hebdo" traz uma caricatura do escritor francês Michel Houellebecq. Seu último livro, "Submissão", tem como cenário uma França governada por um presidente muçulmano. "Em 2015, eu perco meus dentes. Em 2022, eu faço o Ramadã", diz o escritor no desenho, em referência ao ato religioso realizado pelos seguidores do Islamismo.

Última charge

A última charge do cartunista e editor Stéphane Charbonnier publicada na última edição da revista satírica francesa Charlie Hebdo, foi assustadoramente profética. O desenho trouxe o título "Ainda não houve ataques na França" e mostrou um militante islâmico dizendo: "Espere! Ainda temos até o fim de janeiro para apresentar nossos votos", em uma alusão aos desejos de Ano Novo.

Vaticano: outra eleição fraudada, estampa a capa de março de 2013 com a figura de Jesus Cristo. No desenho, o personagem diz: 'soltem-me, eu quero votar'

"Um papa moderno", diz a capa de 2013 com Francisco. A cena faz referência a uma cena de um reality show da França que ficou famosa no país, em que uma participante questiona uma mulher que não tem shampoo. 'Você é uma mulher e não tem shampoo. Alô. Alô', disse a integrante do programa. A frase passou a ser repetida pelo país, e deu origem à charge na qual o papa pergunta: 'você é Deus e não tem shampoo? Alô'.

"Enfim, livre!", diz Bento XVI em charge na capa da edição da 'Charlie Hebdo' que faz piada com sua renúncia.

Capa da Charlie Hebdo de 2013 satiriza cardeais. 'O lobby gay em conclave. E então, a fumaça, ela vem?'

Política

Os governantes da França e até o movimento feminista Fêmen também foram alvo do sarcasmo do "Charlie Hebdo". Presente em várias capas, o presidente francês Fraçois Hollande estampou a última edição de 2014. Também esteve na primeira página do semanário o ex-presidente Nicolas Sarkozy – em uma das capas ele aparece em uma ousada charge com a esposa Carla Bruni.

Última edição de 2014 com uma sátira ao presidente Hollande, dizendo que a popularidade dele 'sobe entre os labradores'. Na mesma capa, há ainda menção a uma narração da 'verdadeira história do menino Jesus' . Desenho mostra Virgem Maria de pernas abertas parindo o menino Jesus. Pode? Paraguai, país bastante católico repudiou esta charge!

Satirizaram até agora Judaísmo, Islamismo, Catolicismo, Papas, Cardeais, Jesus, e políticos, às vezes de uma maneira nula, suja, com despropósito, de forma negativa, apenas para provocar risos em seus leitores.

A Charlie Hebdo foi fundada em 1970, quando substituiu 'Hara Kiri', semanário que reivindicava seu tom 'estúpido e malvado', fundado por Cavanna - falecido no ano passado - e Georges Bernier.

A linha inicial era anticlerical e denunciava a ordem burguesa, mas buscava, principalmente, fazer seus leitores rirem com um humor corrosivo implacável.

Em 1970, misturando o drama de uma discoteca no qual 146 pessoas morreram com o falecimento de Charles De Gaulle, o jornal intitulou 'Baile trágico em Colombey (a localidade onde o general morreu): um morto'. O governo proibiu imediatamente a difusão da Hara Kiri. Foi fechado este tablóide.

A redação optou, então, por uma nova fórmula editorial que combinava quadrinhos com posições parecidas com as da Hara Kiri, mas sob um novo título, Charlie Hebdo, em referência a Charlie Brown, o Charlie dos Peanuts, as famosas tirinhas americanas de Charles Schulz.

Excesso na liberdade de expressão com um humor corrosivo, implacável e vergonhoso deve provocar reação de intolerância!?? Qual é o limite? Há necessidade de atacar crença? Há necessidade de atacar, criticar ou satirizar cor, raça e religião em si de forma sarcástica, picante, mordaz, agressiva???

Sem recrudescimento de ambas as partes, espero em Deus! Que assim seja!

É isso aí! Sou contra matar por matar, guerra, execução, linchamento, extermínio, rixas, intrigas, cara pálida se vestindo de índio e matando cara pálida pra colocar culpa nos índios (já houve isso - velho oeste, mas isto é filme), brigas organizadas e programadas de torcidas "desorganizadas", etc. Tenho minha opinião sim, farpas e balas ferem. Pisotear na fé dos outros é tão grotesco, ridículo, burlesco quanto atirar! Não sou a favor de tirar a vida de ninguém! Lembram o menino que foi cutucar o tigre no zoológico! O pai do menino foi irresponsável! O editor do jornal é responsável de cutucar o umbigo só dos outros! Eu sou eu, não sou charlie. Respeito a fé (religião), a raça, a cor, time, bandeira, país, etc. Cada um no seu quadrado ou cada um que defeque no seu próprio penico...É isso aí!

Fonte: Internet. Fotos relativas de algumas charges tenho registrado no meu blog. Eles esculacham de forma grotesca o Cristianismo, o Judaísmo, o Islamismo, os políticos, o futebol, etc. Confundem liberdade com libertinagem!

É isso aí! Você que leu crônicas referente a Charlie Hebdo e está lendo meu comentário, pergunto: Aquilo que você professa: sua religião ou qualquer outra reunião de irmãos ou não, ou confraria que você participa, gostaria que eu proferisse c'est de la merde???? Eles (Charlie) ofenderam raça, religião, cor, etc... Não se ofenda, você que está lendo, e que eu disse que sua religião é uma merda! Só estou usando de liberdade de expressão! Dói, não dói?? Sou contra pena de morte, mas a liberdade de expressão não me dá o direito de ofender religião, raça, cor...Farpas são tão tenebrosas quanto balas....

Vejam as charges do jornal Charlie Hebdo...Tenebrosas! Elas estão mostradas em:

http://nelmite.blogspot.com.br/2015/01/excesso-da-liberdade-de-expressao.html?spref=fb

Tem uma charge que não coloquei, pois mostra felação em Cristro crucificado, um horror...

Foz do Iguaçu, 09/01/2015

Publicado no www.nelmite.blogspot.com em 09/01/2015

Publicado no Recanto das Letras em 09/01/2015

http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite

http://www.recantodasletras.com.br/autores/noslen ariexiet

Nelson Teixeira ou Noslen
Enviado por Nelson Teixeira ou Noslen em 09/01/2015
Reeditado em 29/01/2015
Código do texto: T5095980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.