FALTA DE APOIO

Várias pessoas, artistas, cientistas, pesquisadores e atletas por não terem apoio ou patrocínio acabam desistindo, ou debandando-se por outros lados, ou indo por outros caminhos ou para o lado de pessoas com ideias deturpadoras dos valores morais. Quantos músicos, esportistas, trabalhadores, de uma forma geral, nós já perdemos, em todos os sentidos: Foram para as drogas, para outras cidades, outros países, ou não foram a lugar nenhum.

É preciso dar apoio ao escritor, ao atleta, ao artista, ao compositor, incentivar os filhos em seus salutares dons, mesmo que não se tenha o retorno esperado em termos materiais, mas a esperança, o incentivo dado, o exemplo, a mensagem que esses, apoiado e apoiador, ofertam darão resultados positivos e os frutos colhidos serão fartos. Não se pode medir o valor de uma obra unicamente pelo seu retorno financeiro.

E aquele que quer apresentar sua arte, deve ter o devido cuidado para saber quem é que está apoiando seu trabalho, quais são suas reais intenções, pois pode haver interesses camuflados por trás desse patrocínio.

Um esportista que tem sua imagem associada ao consumo de bebida alcoólica está se corrompendo. Esporte é saúde, e não existe saúde com consumo de álcool.

O escritor que induz o leitor a um comportamento desvirtuado da nobre educação está usando mal sua arte, porque não estimula o caráter, mas induz ao erro.

O compositor ou cantor que escreve e interpreta uma canção que gera no outro a angústia, depressão, que coloca o homem ou a mulher como objetos descartáveis, como animais movidos pelo instinto dissoluto do sexo, que faz apologia à violência ou ao uso de entorpecentes, que coloca o homem ou a mulher como duas amebas que só sabem dizer “eu te amo”, “não vou te esquecer”, “vivo só pra te amar”, “você é a razão da minha vida”, está bitolado, bitolando e desencaminhando mentes.

A atriz ou cantora que incentiva o uso de roupas indecentes, divulgando ou incentivando a pornografia, a prostituição, a obscenidade, a venda de sua imagem, a exposição de um templo sagrado chamado corpo, está estimulando a depravação e deixando de lado o desvelo pela integridade.

O político que se envolve em atos corruptos, o professor que só vai à escola para dar aulas, não para educar, o aluno que vai à escola para matar o tempo ou para matar aula, qualquer trabalhador ou profissional que não faz de seu trabalho, de sua arte, um motivo para promover a paz, para despertar consciências, para transformar para melhor está corrompendo sua arte e perdendo uma joia rara chamada tempo.

Por isso, senhores empresários, senhores artistas, senhores cidadãos de um planeta chamado Terra, reflitamos acerca de nossa conduta que é a expressão legítima de nossa arte. Não queiramos vendê-la, mas compartilhá-la, pois dinheiro passa, fama passa, carro, roupas de marca, casas, mansões, terrenos passam... E até hoje não conheço ninguém que tenha levado qualquer um desses ao partir daqui, e esse é o nosso destino, nossa única certeza. Mas há algo que levamos para o além túmulo: Nossa consciência, nossos valores, elementos pertinentes ao espírito, inseparáveis.

Fernando Pessoa disse: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena:

Eu já penso: A arte só vale a pena quando a alma não é pequena.

Seja um artista!

Até.