SOCIALISMO E COMUNISMO

SOCIALISMO E COMUNISMO

"Orar é entrar em sintonia com Deus para saber e fazer o bem que Ele quer. Esta é a oração que nos transforma. Orar não é só proferir orações lidas ou decoradas. Todo pensamento que nos envolve com Deus é oração. Voltar-se inteiramente para Deus a fim de fazer o que Ele quer. Orar é envolver-se inteiramente com Deus, para estar sempre a serviço Dele". (Frei Anselmo Fracasso).

Falar e explicar regimes políticos, e estilos políticos não é tarefa fácil. Socialismo palavra derivado do francês (socialisme) é a doutrina que prega a primazia dos interesses da sociedade sobre os dos indivíduos, e defende a substituição da livre-iniciativa pela ação coordenada da coletividade, na produção de bens e na repartição da renda.

Sistema político que adota essa doutrina. O socialismo poder ser científico, marxista, revolucionário e utópico. O científico se baseia na doutrina do materialismo histórico e propõe a estatização dos meios de produção; socialismo marxista, socialismo revolucionário (opõe-se a socialismo utópico).

O socialismo utópico se baseia em programas idealistas de reforma da sociedade (como os propostos no início do séc. XIX por Owen, Saint-Simon e Fourier), e não na análise da realidade econômica. (Opõe-se a socialismo científico). "O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções" - Essa frase é atribuída a Karl Max. A frase dele reflete o fracasso de sua utopia. País imaginário, criação de Thomas Morus (1480-1535), escritor inglês, onde um governo, organizado da melhor maneira, proporciona ótimas condições de vida a um povo equilibrado e feliz.

Descrição ou representação de qualquer lugar ou situação ideais onde vigorem normas e/ou instituições políticas altamente aperfeiçoadas. Projeto irrealizável; quimera; fantasia. No livro de Kelvin D. Williamson: "O livro politicamente incorreto da esquerda e do socialismo", Kelvin prova que o socialismo é militarista e ultranacionalista; Degrada o meio-ambiente; Só beneficia os detentores do poder; Não deu certo nem em paraísos socialistas como s Suécia; Está em algumas economias ocidentais, notadamente a dos Estados Unidos da América do Norte.

Como diz o escritor Mark Levin, autor de Liberty and Tyranny: "Williamson mostra que o problema do socialismo não é ferir a economia, mas o fato de que não pode coexistir com a liberdade." Comunismo palavra que deriva do francês (communisme) é qualquer sistema econômico e social baseado na propriedade coletiva.

Sistema social, político e econômico desenvolvido teoricamente por Karl Marx (v. marxismo), e proposto pelos partidos comunistas como etapa posterior ao socialismo.

Qualquer doutrina social, política e econômica que proponha alguma forma de propriedade coletiva dos meios de produção. Política ou doutrina dos partidos comunistas. O conjunto dos comunistas, suas organizações, seu programa e sua atuação política, nas acepções de castrismo, (leninismo, marxismo-leninismo, maoísmo, stalinismo e trotskismo.).

Mas, será que ficam somente nesses enunciados os dois sistemas políticos? Claro que não. Visto que muitas nuanças podem ser aplicadas tanto para um, como para o outro. A prática do "socialismo" se aplica, com a mesma precisão, aos regimes totalitários de Kim Jong-il, de Josef Stalin e de Fidel Castro, ao governo autoritário, porém denominado democrático, de Hugo Chávez, e às democracias sociais da Suécia e da Índia.

Alguns países praticam o socialismo totalitário, nos quais todos os aspectos da vida são regulados pela disciplina política; isso geralmente é que queremos dizer com a palavra comunismo, independentemente de tal disciplina política ser administrada por uma organização que se autointitula Partido comunista. Em muitas democracias sociais da Europa Ocidental, os sistemas de saúde e algumas indústrias pesadas são empresas socialistas.

Nos EUA, a educação, a agricultura e a saúde são, em vários níveis, operadas pelo Estado ou sujeitas a um planejamento central socialista. O socialismo já apanhou tanto na história, que inventariar os seus podres pode parecer chute em cachorro morto. O problema é que o fantasma do cachorro está vivo. E morde. "Usar o aparato do Estado para forçar a caridade oferece a satisfação prazerosa do exercício da virtude, sem qualquer um de seus custos".

E a praga esquerdista do planejamento central (ou o delírio da sociedade adestrada por uma burocracia iluminada) está também na origem da crise da União Europeia. Margareth Thatcher dizia que o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros. O economista Ludwig von Mises, diz que o socialismo não é apenas um parasita econômico da prosperidade capitalista, mas também um parasita intelectual do capitalismo. Em seu materialismo prepotente, os socialistas desprezam um singelo e abstrato "vontade". Em países como Brasil, Argentina ou Venezuela, o projeto político é um produto fajuto, mas arrecadou uma avalanche de votos.

Se a liberdade da vontade tivesse que ser substituído pela obrigação da virtude, o Partido dos Trabalhadores (PT) não valeria nem meia urna no mercado eleitoral brasileiro. E os discursos de Dilma Rousseff precisariam ser substituídos por sinfonias de Bach. Se a doutrina lunática da esquerda ainda serve bem a políticos medíocres, entre os intelectuais ela é uma festa, como sintetizou Dwight Lee. (Fonte: Guilherme Fiúza jornalista e colunista da Revista Época).

O problema do capitalismo são os capitalistas. O problema do socialismo é o socialismo "(Willi Schlamm, ex-socialista austríaco). Preste bem atenção: Em março de 2010, o presidente norte-coreano Kim Jong-il concluiu um de seus projetos preferidos: resolver as dificuldades econômicas resultantes das fracassadas tentativas de promover um reforma monetária no país durante seu governo.

Alcançou seu feito sequestrando e torturando diversos membros do alto escalão do Partido Coreano dos Trabalhadores. Eles foram espancados tão brutalmente que não conseguiam abrir os olhos ou falar enquanto eram amarrados aos postes na linha de tiro de uma escola militar em Pyongyang.

Cada um recebeu nove tiros pelo crime de "traição contra o povo" e por decretar reformas monetárias "irrealistas". Centenas de outros oficiais de elite do partido foram demitidos, provavelmente enviados com suas famílias para campos de trabalho forçado. Não foi o primeiro expurgo de Kim. Já em 1992, antecipando sua tomada do poder diante da doença do pai, Kim determinou a execução de vinte oficiais do Exército e a expulsão de outros trezentos.

Entre 1995 e 1998, através de uma intensa campanha publicitária celebrando os efeitos saudáveis de sobreviver com apenas uma das duas refeições por dia, milhões de norte-coreanos morreram de inanição graças ás políticas desastrosas associadas à "Ideologia Juche" da escola de economia de Kim. O secretário de agricultura foi denunciado como espião americano e foi executado sumariamente. As desventuras políticas de Kim provocaram a morte de cerca de/ 12% da população de seu país e os números seriam bem maiores se a fome não tivesse sido reduzida.

Após meses depois do expurgo promovido por Kim em 2010, a Venezuela se viu em meio a um escândalo político diante da falta de gêneros alimentícios básicos, como leite, farinha, nos supermercados administrados pelo Estado, enquanto pilhas de alimentos apodreciam nos armazéns do governo.

Uma desastrosa mistura de corrupção e incompetência, característica tão fundamental do sistema venezuelano quanto bandeiras vermelhas e slogans trabalhistas custaram à população pobre e família daquele país cerca/ de 75 mil toneladas de comida, talvez o equivalente a um quinto das importações anuais da Produtora e Distribuidora Venezuelana de Alimentos (PDVAL), principal empresa estatal responsável pela distribuição de alimentos subsidiados aos milhares de supermercados ao estilo soviético que se encontram na Venezuela.

Todos os diretores eram escolhidos por Chávez. Nos Estados Unidos algo parecido acontece, mas com a laranja. As laranjas são abandonadas para apodrecer, de modo a manter o preço alto para os fazendeiros e evitar que os consumidores comprem laranjas e preços mais baixos. Será que o governo sabe o que está fazendo? Será que dá importância? A resposta do burocrata Ben Darling , do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, é: "laranjas não são alimentos essenciais. As pessoas não precisam de laranjas. Podem tomar vitaminas." E aí o que os senhores acham?

No entanto, diferentemente dos alimentos deixados para apodrecer na Venezuela, as provisões arruinadas nos Estados Unidos, laranjas, milhos, silos cheios de grãos, não eram um crime, eram o resultado intencional da política pública adotada durante o New Deal e levada adiante na era Reagan. Os comunistas mais ferrenhos da era moderna , os governantes da Rússia Soviética, da China Vermelha e da Coreia do Norte , frequentemente se referem a seus sistemas como "socialistas" e, mais precisamente , como "Socialismo Científico", o velho termo Marxista.

O socialismo cubano jamais poderia se assemelhar ao da Índia, da Suécia ou do setor responsável pelas escolas públicas americanas. "Um governo não pode controlar a economia sem controlar as pessoas. E os pais fundadores dos Estados Unidos sabiam que, quando um governo decide fazer isso, é necessário o uso da força e coerção para atingir seu objetivo." (Ronald Reagan, discurso "Tempo de Escolhas", 1964). O calcanhar de Aquiles do socialismo é que a organização política de determinada atividade não elimina de fato os riscos nem os reduz de modo confiável e previsível.

O sistema totalitário instalado pelos bolcheviques na sequencia do golpe de Estado de outubro de 1917 foi a matriz da repressão comunista e instrumento privilegiado para a submissão das populações. Sob o pretexto de que “a luta de classes se intensifica na medida em que o socialismo se edifica”, essa repressão tende a se ampliar. Após a II Guerra Mundial foi essa a política aplicada em todos os países nos quais os comunistas estiveram no poder. De acordo com o recenseamento de 1919, 593.700 gregos viviam há vários séculos na Rússia.

Os anos em convulsão da guerra civil, as primeiras grandes fomes, a espoliação dos bens pelo poder comunista, as prisões de dezenas de notáveis e as condenações à morte provocaram o êxodo da metade dessa população grega da Rússia que, desde então, de acordo com o recenseamento de 1926, passou a contar com apenas 213.765 pessoas. Segundo Carlos Azambuja (Alerta Total).

Além de tudo isso, da mesma forma que todos os demais partidos comunistas, o PC Grego era dotado de órgãos internos de repressão: a Organização Política de Vigilância Popular (OPLA), que oficialmente era um serviço de vigilância encarregado de... “proteger os manifestantes”. Na realidade, essa organização era a encarregada de manobras as mais baixas, como a execução de opositores da extrema-esquerda, em particular dos trotskistas e dos “renegados”. Estima-se que a OPLA tenha liquidado fisicamente 200 militantes da extrema-esquerda, sendo a responsável por milhares de execuções sumárias em 1944-1945.

Líder polonês afirma que Lula o confidenciou seu objetivo de implantar o comunismo no Brasil.(Revolta / Brasil). O líder polonês Lech Wallesa, que foi o principal responsável pela queda do totalitarismo comunista na Polônia, em entrevista à reportagem brasileira afirmou que Lula já o confidenciou de sua intenção de transformar o Brasil num país comunista. O líder polonês afirmou de seus encontros com Lula, mas deixaram claro suas posições opostas, de seu lado uma luta pelo fim do totalitarismo na Polônia, já Lula lutara pela implantação do socialismo/comunismo no Brasil.

Países unipartidários cujo partido segue oficialmente a doutrina marxista-leninista. (República Popular da China (desde 1949) Partido Comunista da China; República de Cuba (Revolução Cubana em 1959), estado socialista declarado em 1961); Partido Comunista de Cuba; República Socialista do Vietnam (desde 1945 no Norte, desde 1976 após a unificação) Partido Comunista do Vietnã.

República Democrática Popular de Laos (desde 1973), Partido Popular Revolucionário do Laos; República Democrática Popular da Coreia (Partido dos Trabalhadores da Coreia). Os planejadores são os maiores beneficiados com o socialismo; a política de educação pública é formulada para beneficiar grupos de interesses específicos; diferentemente do socialismo, o capitalismo atende aos interesses dos consumidores.

Os suecos nos EUA capitalista se saem melhor do que aqueles que moram na Suécia Socialista; Os "sucessos" socialistas da Suécia não podem ser repetidos na maioria dos países; O socialismo transformou a Suécia num país de trapaceiros baratos. E assim acontece com a maioria dos países socialistas do mundo. As expressões "comunismo" e "socialismo" recebem significados nem sempre muito precisos.

Numa explicação bem resumida, daria para dizer que, segundo a teoria marxista o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado. "No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação.

Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção", diz a historiadora Cristina Meneguello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Colocamos algumas nuances do s dois regimes no mundo, algumas diferenças e definições variadas dentro do contexto do socialismo e o comunismo. Esperamos ter alcançado o objetivo para o qual estávamos dispostos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/01/2015
Reeditado em 21/01/2015
Código do texto: T5109501
Classificação de conteúdo: seguro