A religião e o Marxismo.

Karl Marx se vivo fosse revisaria o conceito ; “Religião é o ópio do povo.” Marx veria nos teólogos Leonardo Boff, Frei Beto, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Luciano Mendes, Dom Evaristo Arns, Dom José Maria Pires “Dom Pelé.” Dom Mauro Morelli, Dom Hélder Câmera, vibrantes inserções socialistas. Veja bem, Dom Hélder Câmera foi chamado de o Bispo Vermelho em uma revista de grande circulação nos anos 40 50 60, era a O Cruzeiro. O autor da reportagem o jornalista David Nasser, direitista até a medula. Acusava Dom Hélder de comunista por sua intransigente defesa aos pobres.

Na linha progressista da Igreja, Marx veria o quanto a religião no aspecto solidariedade a importância para a inclusão social. Veria no Papa Francisco a sua luta para uma perfeita distribuição de renda. Não é justo que 1% de pessoas no mundo detém a concentração de riquezas.

Também não poderia ficar de fora teólogos de outros segmentos, que lutaram para eliminar a exclusão social, no momento me vem a memória Rubens Alves e Jaime Wrigt.

Lair Estanislau Alves.