Imagens: arquivo pessoal
 
UMA CANASTRA DE BOAS SURPRESAS!

[Para Maria Mineira]
 
Nesta semana, fui, em companhia de uma irmã, visitar a Serra da Canastra, em São Roque de Minas, cidade em que nasce o Rio São Francisco, e também mora uma amiga muito querida aqui do Recanto, Maria Mineira, a quem carinhosamente chamo minha cumade.  A cidadezinha? Do jeitinho que gosto, com gente acolhedora, pouquíssimo trânsito e acomodações muito simpáticas. Ficamos hospedadas num lugarzinho muito agradável, onde nos sentimos praticamente em casa. Depois de um banho revigorante, saímos pra conhecer Maria, pessoalmente. Inomináveis, a emoção e a alegria em conhecer essa amiga virtual a quem quero muito bem.  Depois dos abraços, batemos papo e tomamos um cafezinho delicioso.  Com a intimidade dos que se conhecem há muito, soubemos o quanto somos próximas e temos em comum. Começamos muito bem nosso passeio!

Dia seguinte, simbora conhecer as maravilhas da Serra. Saímos bem cedinho, sob um sol esplendoroso, num veículo próprio para subidas íngremes e estradas de terra. E desde o comecinho só coisa bonita para encantar os olhos. Em paisagens que impressionam, a flora riquíssima, o descampado a perder de vista, o céu de um azul infinito, o contorno das colinas ao longe, o vão dos vales, os currais de pedra, as espécies animais que compõem a fauna: lobo-guará, veado campeiro, emas e mais uma infinidade de outras aves que iam sendo identificadas pelo Guia Marcello, a cada pedacinho da estrada. Aliás, Marcello, que detém grande conhecimento sobre a Serra, nos deu uma aula sensacional sobre a vida e a história daquele quase lendário maciço rochoso circundado por escarpas, situado no sudoeste de Minas Gerais e mundialmente conhecido e visitado por turistas de todas as partes do Planeta.

Nas imediações da Nascente do Rio, paramos para admirar o berço onde brota o Menino Chico. Ali ele junta seus bracinhos para começar sua grande caminhada de curvas e retas, entre pedreiras, cachoeiras, remansos, rugindo e rumorejando por esse Brasil afora, até desembocar e virar mar. Ali, junto à escultura de São Francisco, não há como não se emocionar, ao se pensar na beleza e na grandeza desse Rio que ganhou o mesmo nome do Santo, e é referência Nacional.

À noite, de volta à cidade, fomos jantar com Maria Mineira. Reunidas à mesa com a família, tivemos ótimos momentos para melhor nos conhecermos, enquanto apreciávamos uma comidinha caseira muito saborosa que nossa anfitriã, também exímia cozinheira, nos preparou em tempo recorde. Uma delícia de comida, regada a carinho e boa conversa mineira, é claro!

No dia seguinte, juntamente com minha cumade, fomos campear uns queijinhos da Canastra. Voltar da Serra sem seu famoso queijo é como ir ao mar e não pôr o pé na água.  Por fim, levando de quebra, abobrinhas verdes, bananas e café da terra, nos despedimos de Maria para cumprir a segunda parte da viagem: conhecer a Casca d’Anta pela parte baixa da Serra. Depois de rodarmos alguns quilômetros, em direção à Vargem Bonita, tivemos acesso à  outra portaria do Parque. Ali, em meio a um silêncio que chega a doer, trilhamos por um caminho sombreado, de beleza indescritível, e, por fim, nos deparamos com um espetáculo que, penso, todos os olhos humanos deveriam ter o direito de presenciar: a primeira queda do São Francisco na cachoeira da Casca d’Anta, um monumento natural que se desprende de uma altura de 186 metros, num maravilhoso véu d’água, e cujo ruído e movimento são  de uma magnitude  impossível de se definir em palavras.

Depois dessa beleza toda, um almocinho muito gostoso servido pela simpatia em pessoa, o proprietário do Camping e Restaurante Dois Irmãos, ao pé da Serra.  O que fez a comidinha simples, mas deliciosa, parecer um verdadeiro manjar? Certamente, o prazer de almoçar apreciando por uma janela panorâmica a imensidão da Serra coberta por sua imponente e verdejante mata. Inesquecível, nosso passeio! E agradeço imensamente a minha cumade do coração, Maria Mineira, e a sua família, pela irretocável hospitalidade com que nos receberam, nos permitindo desfrutar de momentos inesquecíveis. Serra da Canastra, quero voltar!