O MEDO

O medo

Medo, medo mesmo, sentiu Julião. Capanga de Sinhozinho Anacleto da Serra Bonita. No meio de um tiroteio, o qual ele, Julião, não deu nem um tiro. Desorientado. Saiu desbandeirado por dentro do mato. O medo foi tão grande que o danado nem olhava para traz. Deparou-se com uma cerca de arame farpado. A pressa era tão grande que mergulhou rasteiro pelo arame de baixo. Na passagem, o arame cravou suas unhas na sua camisa. O caboclo estremeceu, forçou, mas como se viu puxado, o cabra safado com os olhos arregalados entre choro e pavor deu um grito - Me sorte seu coroné, num atire, num me mate, porque eu sôr do seu lado!

Um medo é danado para puxar outro.

Compadre Zé Preto, vexado, o negro preto estava branco, e quase sem ar e fala. Quase morto e quase vivo e de olhos "abuticados":

– Cumpade Luii! Gritou.

– O que fui! Compadre Zé Preto. Que aconteceu homem!

– Ela quage mim pega.

– Quem!

– A onça

– A onça?

– Ela mesma, im pessoa.

– Que História é essa Zé.

– Ói, cumpade Luii num fosse eu mais ligeiro tava môrtim, môrtinho.

– E a onça Zé.

– Qui tem a onça cumpade.

– De que cor era ela, Zé.

– Pintada cumpade.

– Pintada?

– Sim, cumpade eu acho qui era.

– Zé, onça pintada não tem por essas bandas, Zé.

– Ôche cumpade ta me chamando de mentiroso?

– Não Zé. Será que não foi o gato mãezinha moça.

– Será cumpade?

– O gato é grande pintado e danado de arisco.

– Não compade! Eu juro que era uma onça, das grande. Oi, ela, eu acho, tinha quage quato mertros de artura.

– Compadre Zé! Compadre Zé!

– Qui foi cumpade.

– Você esteve na missa no domingo?

– Não

– O padre falou que existe um medo para cada cabra frouxo.

– Cumpade!

Daqueles tempos, só existem as lembranças e a saudade. Meu pai mais velho. Julião, Zé Preto, nem soube mais deles. Alguns fios de cabelo branco na minha fronte denunciam que é passado. Aqueles medos também mudaram. Coronéis e onças são coisas de outrora. Hoje existem outros medos.

Medo no longo prazo: - Nada vai dar certo na minha vida. Medo no médio prazo: - Vou estudar, mas sei que não vou passar nas provas. Medo em prestação: sair de casa, entrar no carro, ir para festas, sair à noite.

E o medo à vista: Ser feliz.

Manuel Oliveira.

Manuel Oliveira
Enviado por Manuel Oliveira em 02/06/2007
Código do texto: T511147