Descascando o Abacaxi
 
 
Ele vem com coroa porque é Rei? Ou é Rei porque vem com coroa? Quem escolheu a segunda opção acertou a resposta da perguntinha sobre o abacaxi. Segundo informações, a coroa é o que o distingue das demais irmãs frutas e o faz Rei de todas elas. Mas, não é por ele ser Rei que sou sua fã número um. Eu seria de qualquer maneira, pois, pra mim, o “ibacati”— nome provavelmente de origem Tupi, que quer dizer fruto do cheiro forte, pelo menos foi o que li— ganha disparado de todas as espécies frutíferas, em perfume e sabor. Respeito opiniões contrárias, mas o abacaxi é mesmo uma das maiores delícias que conheço.

Querendo saber mais sobre minha fruta preferida, fui atrás de quem sabe: o abacaxi é rico em vitaminas C, B1, ferro, magnésio e fibras. Seus benefícios são inúmeros: é antioxidante, facilita o trânsito intestinal, previne resfriados, potencializa a digestão das gorduras, e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. E as calorias? Para cada 100 gramas da fruta, apenas 48, baixíssimo teor calórico. Com toda essa gama de coisas boas — e não são só essas — conclui-se que, além da coroa, ele merece também, o cetro, o manto, o trono e um atestado de soberania para todo o sempre.

 Aqui na região temos umas terrinhas muito boas, com clima apropriado e condições favoráveis, para o cultivo do abacaxi. O melhor por aqui é o vindo do Bom Jardim, minha alegria nos tempos de safra, quando o caminhãozinho do Ivan se posta na esquina das imediações, exibindo cachos amarrados com três... Aí é a festa!

Ao me deparar com essa delícia tropical, atração para meus olhos, olfato e paladar, lá vou eu. Não posso resistir, tenho de levar os meus. Aí, é só cortar, guardar num recipiente bem fechadinho e deixar gelar. Existem variedades diferentes, mas essa que compro é tão suculenta que só o que escorre das cascas dá pra encher um copo de suco puro, doce, refrescante e supernutritivo.

Só para fechar estas linhas, um protesto: não entendo porque inventaram a expressão “descascar o abacaxi”, significando resolução de um problema difícil: descascar o abacaxi é a coisa mais simples do mundo. Sem medo de farpas ou espinhos, dois cortes circulares: um na parte inferior, outro na parte da coroa,  depois é só deslizar verticalmente o fio da faca e retirar o resto da casca.  Pronto! E eu que achei que ia “descascar o maior abacaxi” pra falar do abacaxi! Que nada. Agora já pra geladeira! É hora de ter uma conversa muito animada com uma fatia geladinha do Reizinho que está lá, a minha espera.