ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA 2018. CANDIDATOS.

Considero o regime de reeleição um dos piores fatores para a sociedade em termos de absoluta e necessária alternância de governo. A reeleição possibilita um “Projeto de Poder” que na história mostra seu lado negativo, até em razão do poder trazer em suas entranhas o condão de corromper.

Fernando Henrique copiou esse pernicioso sistema dos EUA, mas não copiou tudo. Devia ter copiado, também, a proibição do reeleito não mais poder concorrer em pleitos futuros. Clinton por exemplo, e outros como no futuro Obama.

Vejo no Globo de ontem essa matéria que transcrevo parte e penso, só isso nos faltava.

“Gilberto Carvalho defende Dirceu:"Querem nos levar aos tribunais’

Ex-ministro afirma que oposição tenta inviabilizar Lula em 2018

POR FERNANDA KRAKOVICS

27/01/2015 6:00

BRASÍLIA - Em reunião com cerca de 150 militantes do PT, na noite desta segunda-feira, o ex-ministro Gilberto Carvalho defendeu o ex-ministro José Dirceu, afirmando que as acusações contra ele na Operação Lava Jato, assim como as do mensalão, seriam uma tentativa da oposição de criminalizar o partido e impedir uma candidatura do ex-presidente Lula à Presidência em 2018.

— Eles querem nos levar para as barras dos tribunais. O envolvimento do Zé (Dirceu) agora de novo é tudo na mesma perspectiva. E a leitura que se impõe diariamente na cabeça do nosso povo é essa de que a corrupção nasce conosco e por isso não temos condição de continuar governando o país — disse Gilberto, um dos petistas mais próximos de Lula.

O GLOBO acompanhou o evento, fechado para a militância, na sede do partido, em Brasília. Em prisão domiciliar por causa do mensalão, Dirceu voltou a virar notícia na última semana. Condenado por corrupção, o ex-ministro da Casa Civil agora passou a ter os negócios de sua empresa JD Consultoria devassados. A Justiça Federal do Paraná quebrou o sigilo da JD por conta dos pagamentos que recebeu de grandes empreiteiras investigadas na Lava Jato, que apura desvios bilionários na Petrobras. Dirceu nega qualquer vinculação com a estatal.

Carvalho tratou o momento atual como de crise e disse que o objetivo da oposição seria de “inviabilizar” a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018.

— Tem uma central de inteligência disposta a fazer o ataque definitivo ao Partido dos Trabalhadores e nosso projeto popular. Não vamos subestimar a capacidade deles para nos criminalizar, nos identificar com o roubo, para nos chamar de ladrão, para tentar impingir em nós uma separação definitiva em relação à classe média, para tentar nos isolar e inviabilizar em 2018 a candidatura do Lula, seja politicamente, seja judicialmente — disse Gilberto, que foi aplaudido várias vezes.” O GLOBO. 27/01.2015.

Existem dois provérbios popularíssimos bons de serem destacados diante dessa matéria: NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE NEM BEM QUE NUNCA SE ACABE. ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA.

Prefiro ficar com o primeiro.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/01/2015
Reeditado em 28/01/2015
Código do texto: T5116919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.