GOVERNO E PREFEITURA INOPERANTES, A POPULAÇÃO PEDE SOCORRO

GOVERNO E PREFEITURA INOPERANTES, A POPULAÇÃO PEDE SOCORRO.

"Oh! Deus! Mantém a calma no meu espírito. Conserva-me em tranquilidade, ainda que, procurando me apresentar bem ou fazer da melhor forma, não me tenham dado valor; ainda que, esforçando-me, tenha chegado com atraso ou realizado com defeitos; ainda que, pondo esperanças num empreendimento, depara-me com um mau resultado. Espero permanecer sereno, mesmo que esteja em ambiente hostil. Com sua orientação e ajuda tudo será sanado e resolvido". (Lourival Lopes).

Queremos mostrar a realidade dos nossos governos, visto que em pleno século XXI, ainda temos profissionais da mídia que fogem a sua destinação legal, que é o compromisso com a verdade, e passam a integrar a "imprensa marrom", com um único intento de ganhar dinheiro, que no linguajar da radiofusão nomina-se de "jabá". Jabá uma expressão da língua portuguesa que tem como sinonímia charque. Significa carne de vaca, salgada e em mantas, carne do Ceará, carne de Ceará, Ceará, Carne do sul, Carne seca, Carne velha, Jabá, Sambamba e Sumaca.

Os maus profissionais sejam do rádio ou da televisão, que não honram o juramento que prestaram, e só pensam no vil metal querem estar sempre em cima da carne seca. Fortalezenses que conhecem a sua cidade sabem onde estão os prontos fracos, e fortes. Vemos com certa tristeza, o abandono das praças públicas, que hoje servem de refúgio para os moradores de rua e marginais. Os polos de lazer que serviam de entretenimento para a população mais carente foram extintos, e deram lugar a feiras que não tem atrativos turísticos, e lá se escondem marginais, os fora da lei, que vendem materiais (arma branca) ou armas de fogo e às vezes distribuem em termos de aluguel para as práticas de assaltos por menores de idade e a bandidos de alta periculosidade.

Será que nosso prefeito com seu staff já deu uma voltinha por lá? Pelo menos para conhecer as mais diversas práticas deletérias e a venda de produtos roubados e frutos de assaltos. Nunca. Talvez tenha comparecido a dita praça, antes da eleições para angariar votos. Obras sem fim, demoradas, que tornam a cidade um verdadeiro horror e o trânsito que já é um castigo para os motoristas, agora virou um inferno. Por qual motivo as obras públicas demoram demais para ser concluídas?

Burocracia burra com certeza. Max Weber se fosse vivo já teria se arrependido de criar a "Teoria da Burocracia de 1940 para os dias atuais". "O homem não teria alcançado o possível, se repetidas vezes não tivesse buscado o impossível." Uma Frase profunda para um grande administrador de nossa história, que muitas vezes é ignorado por uma palavra que gera pânico e revolta em algumas pessoas que não compreendem sua amplitude, a Burocracia. (Karl Emil Maximilian Weber, nascido em Erfurt Alemanha) no dia 21 de Abril de 1864, foi um dos maiores sociólogos e o criador da Sociologia da Burocracia.

Imagine um cenário por volta de 1940, empresas sendo fundadas, outras organizações evoluindo, evolução do maquinário e as Teorias de Administração surgindo. (Grifo nosso). Com base nos estudos de Weber e suas referências ao estado e à igreja, administradores da época perceberam que as empresas apesar de evoluírem, permaneciam sendo mal administradas, de forma Pessoal, baseadas em opiniões pessoais do empresário ou até mesmo com seu humor. Não havia regras específicas e definição dos Objetivos para com os colaboradores.

Existia apenas a lei de: "fazer seu serviço, ganhar seu dinheiro e continuar trabalhando." As empresas precisavam ser geridas de forma impessoal e Racional, com isso, origina-se a Teoria da Burocracia. Segundo Weber, "A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político". A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. (grifo nosso).

Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Não se sabe ao certo como a Palavra Burocracia foi tão deturpada pela Sociedade. Atualmente Burocracia representa uma empresa lenta, com muitos processos, ineficiente e uma grande Rotina, quando na verdade deveria ser totalmente o contrário. Outro fator relevante na aplicação da Teoria da Burocracia é de que a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais.

Contratações, Promoções ou transferências dos funcionários são baseadas em critérios, válidos para toda a organização, de avaliação e de classificação, e não em critérios particulares. Sejam eles feitos por Recrutamento e Seleção ou algo que é muito frequente noticiarmos, os Concursos públicos. O Estado é um dos grandes utilizadores da Teoria da Burocracia (em grande parte, mas não em seu todo). A Burocracia almeja a previsibilidade do comportamento de todos os seus membros. Para Weber, todos os colaboradores devem se comportar de acordo com as normas da organização, visando à máxima eficiência possível.

A Burocracia tenta prever antecipadamente as ocorrências e criar rotinas sobre suas execuções, somente assim à eficiência pode ser alcançada, com agilidade. A partir disto surge a principal crítica ao modelo de Weber e talvez o seu principal motivo para sua aplicação por parte e não integral. A Teoria da Burocracia não enxerga o sistema informal, não correspondem às diferentes relações que temos em uma organização. Não analisa que as coisas podem mudar de repente e constantemente mudar o livro de normas e regras além de ser cansativo, demanda tempo e vontade por parte dos colaboradores em aprender o novo esquema.

Weber nunca chegou a programar os conceitos de Burocracia nas Organizações, apenas com seus estudos e livros escritos, formulou base suficiente para ser aproveitado nas empresas até os dias atuais. Atualmente no século XXI, pode-se dizer que a Teoria da Burocracia tem uma grande importância para o Mundo da Administração e seus Gestores, corrige erros e falhas da Teoria Clássica, e até mesmo Comportamental. Mas sempre vai esbarrar na Área das Competências, aprendizado e na Gestão de toda e qualquer relação informal que temos no âmbito organizacional.

Agradeço de coração ao escritor Daniel Vinícius por ter me proporcionado colocar a disposição dos leitores essa aula sobre burocracia e ainda acrescentaríamos que a ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. É as ações governamentais se voltam para os bairros mais elegantes de Fortaleza, enquanto a periferia arqueja sem ruas calçamentadas, excesso de lixo, matagal, vielas, insegurança, miséria, pobreza, e falta de saneamento básico.

A periferia das grandes capitais parece mais um cenário de Bang-bang, e é nesse cenário onde acontecem os maiores índices de criminalidade. O governador Camilo Santana, ainda não disse para o que veio e o prefeito Roberto Claudio está perdido numa selva de pedras. Ser político hoje em dia não é somente ser abonado financeiramente, precisa ter quengo como diria o bom cearense. Os mais fracos e oprimidos também são seres humanos e merecem toda a atenção do governo Municipal, Estadual e Federal.

O ISSEC criado no governo Cid Gomes não está honrando seus compromissos e muitos trabalhadores que descontam os tubos para esse setor social (saúde) voltaram para casa decepcionados, pois devido à falta de repasses os hospitais credenciados não atenderam a nenhum segurado. Senhor governador onde anda o dinheiro do ISSEC?

Político só promete, mas não cumpre. As Praças do Ferreira, José de Alencar e Lagoinha fazem nojo passarmos por lá.

Além do comércio ambulante desordenado, onde a maioria vende produtos pirateados, temos que conviver com o mau cheiro, cadeiras quebradas e sem pinturas, o cheiro abusivo de maconha que é "degustada" no local e de excrementos humanos e urina. Já ouvimos dizer que muitas pessoas se deleitam tomando banho na fonte luminosa da praça. É triste dizer. Já estão fazendo moradias em diversas praças de Fortalezas e uma cena hilariante é vista, redes são armadas em plena praça para os papudinhos conseguirem dormir, pois o número de moradores de rua é altíssimo.

O capim está tomando contas das principais ruas e avenidas da cidades e os responsáveis pelas regionais o que fazem? Eles precisam ser fiscalizados. Com a escassez de água em todo o Brasil, ainda nos damos ao luxo de ter riachos com muita água, mas totalmente poluídas. Esses riachos deveriam ser limpos e quem sujasse fosse severamente punido. A cidade tem belos monumentos, mas quanto estão sem placas informativas, também estão totalmente pichados.

A quantidade de flanelinhas nos semáforos é algo inaceitável, pois quando não aceitamos que eles limpem os para-brisas de nossos carros recebemos as piores ofensas. Governador, prefeito, deputados estaduais, vereadores os senhores devem sair de seus gabinetes com ar condicionados e verificarem "In Loco" o terror que se encontra a sua cidade. Precisamos de políticos responsáveis e não de quebra galhos. Infelizmente temos mais quebra-galhos do que políticos.

A politicagem anda solta e se formos mostrar a psicosfera do interland cearense com certeza morreremos de vergonha. Com a palavra as duas autoridades do Estado. Ficamos estarrecidos quando da passagem de Comando da PM uma das autoridades lá presentes disse que o efetivo da Polícia Militar seria de 20.000 homens. Queríamos saber de onde conseguiram tantos policiais. Mentir é um ato desonesto e como tem gente mentindo em nosso Estado. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA PROFISSIONAL

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 29/01/2015
Código do texto: T5118502
Classificação de conteúdo: seguro