SONHOS E DILEMAS

Os sonhos são a base, o alicerce da vida, sem eles, a vida passa de relance, sem uma objetividade. Porém, há momentos em que eles tornam-se dilemas e conflitos internos. O que fazer quando isso acontece? Parar de sonhar e viver por viver, ou tentar adaptá-los a realidade vivida?

Sabemos que somos seres extremamente complexos e sujeitos as influências externas, onde nos levam a percorrer por caminhos irreais à nossa realidade, buscando vivermos uma vida não coerente com nossa realidade. Ainda assim, queremos e buscamos a qualquer preço vivermos uma vida de realizações plena. Mediante esta realidade, talvez possamos afirmar que os sonhos não são tão importantes assim, já que não podemos ter o controle da situação em nossas mãos, por que sonhar então? Simplesmente para viver uma vida de ilusão? Percebe-se então que, realmente existe um dilema.

Eu, por exemplo, já passei noites acordado sem conseguir dormir por causa dos sonhos, sonhos estes, que não tenho certeza que serão realizados, pois os vejo cada vez mais distantes. Já conversei com diversas pessoas e escuto das tais esta mesma frustração por causa dos sonhos. São situações complicadas, e que muitas vezes nos entristecem ao ponto de querermos desistir de lutar, mas não podemos, pois em quanto há vida, há esperança e os sonhos são movidos por ela. Confesso que já tentei viver sem eles, mas não consigo, eles me perseguem. Não tenho certeza disso, mas talvez, estejamos querendo viver uma vida que não é nossa, ou querendo ultrapassarmos os limites estabelecidos, pode ser, quem sabe?

Josildo S Neves