Humildade

Era preciso que estivéssemos no espaço, lá entre as estrelas, e de lá olhássemos para a microscópica Terra, para assim termos uma pálida ideia do que realmente somos diante do universo. Quando alguém levanta o queixo, e olhando para baixo, de cima de sua insignificância diz - “Você sabe com quem está falando?” - sinto uma enorme pena daquele pobre coitado diante da fragilidade de sua ínfima e momentânea importância. Bastaria que o chefe (todo mundo tem um chefe) dissesse aquelas três palavrinhas: “Você está despedido!” para que o poderoso senhor caísse do seu pedestal; ou uma simples infecção intestinal para levá-lo para aquele lugar onde “a vaidade se acaba, / todo preguiçoso faz força e/ todo valente se c...”. Uma boa dose de humildade é o que precisamos ter todos nós.

Um fato interessante é que não é fácil ser humilde. Para começo de conversa, somos aconselhados a “não nos orgulharmos de sermos humildes”. Esta me pegou de cheio, sempre senti certo orgulho em ser humilde.

Por outro lado, gostei muito de uma citação do Pe. Manoel Bernardes, que diz:

“Entre todas as virtudes somente a humildade se ignora a si mesma: como traz os olhos baixos, e fitos no abismo do seu nada, não reflete sobre seu conhecimento, porque o verdadeiro humilde não presume que o seja.”

É mister, portanto, que sejamos humildes, sem contudo deixar de lado nossa altivez, que nos impedirá de que venhamos a ser humilhados.

Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 31/01/2015
Reeditado em 22/11/2018
Código do texto: T5121078
Classificação de conteúdo: seguro