A RAZÃO (Epílogo)

Sinopse da 1ª parte:

Tentando explicar a razão pela qual temos assistido às diversas operações desencadeadas pela Polícia Federal, ao aumento da violência e, até mesmo, à escassez da água em diversos estados brasileiros; a primeira parte dessa crônica faz uma retrospectiva do pensamento humano, partindo do homem das cavernas, passando pelos povos que inventaram mitologias para explicar os fenômenos da natureza, e chegando aos físicos pré-socráticos.

Após o período em que os “físicos” fizeram especulações em busca de um princípio primordial para todas as coisas existentes, surgiram os “Sofistas”. Etimologicamente, a palavra significava “sábio”, mas, com o decorrer do tempo, o termo ganhou o sentido de impostor. Isso por que suas lições não tinham como objetivo o estabelecimento de uma verdade única, mas, sim, o desenvolvimento do poder da argumentação, da habilidade de oratória, do conhecimento das doutrinas divergentes; enfim, um jogo de raciocínio para ser utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários. Dizem que eles são os “pais” de duas importantes ciências para nós: o Direito e o Marketing e Propaganda.

De 470 a.C- 399 a.C viveu o meu amado e doidinho Sócrates, o primeiro cara a falar que “o homem é a sua alma (interioridade), uma vez que é precisamente isso que o distingue de todas as outras coisas.” Esse seu pensamento contrariou muito os valores estéticos da época (e que persistem até hoje!!): vigor físico, saúde, beleza... Além disso, ele inventou algo que irritava demais os sabichões: o método maiêutico. Esse consistia em fazer uma sequência quase infindável de perguntas até o cara descobrir, sozinho, que não sabia NADA. Descontentes, os gregos arrumaram logo um jeito de prendê-lo sob duas acusações: corrupção da juventude, e impiedade (por demonstrar não crer nos deuses da tradição), e de condená-lo à morte por ingestão de cicuta.

Sabemos sobre isso por meio daquele que foi seu discípulo durante 08 anos: Platão, o sujeito de ombros largos, nascido em Atenas em 427 a.C e falecido em 347 a.C. Em sua Academia, temendo ter destino similar ao de seu mestre, ele ensinava a seus alunos por meio de metáforas, e a mais famosa delas é o “Mito da Caverna”. Para quem não conhece essa alegoria, farei um breve resumo a seguir:

Prisioneiros (desde seus nascimentos) viviam acorrentados, em uma caverna escura, sendo-lhes permitido, apenas, olhar o que estivesse à frente. Por trás deles, exista uma fresta que deixava passar um pouquinho de luz. De vez em quando, eles viam sombras projetadas na parede, e como não sabiam o que eram, acreditavam, piamente, que elas faziam parte de seus mundos, ou seja, que elas eram reais. Um dia, um prisioneiro conseguiu soltar suas mãos, explorar a caverna e, seguindo a luz da fresta, chegou ao mundo exterior. Ali, com os olhos apertados e doloridos pela primeira exposição à claridade, ele enxergou seres humanos, animais, a natureza ao redor... Deslumbrado, ele voltou à caverna para contar a novidade e libertar seus companheiros de infortúnio. Sabe o que eles fizeram? Não acreditaram nele, deram-lhe uma coça e o mataram.

Essa alegoria nos ensina muitas coisas, mas a mais importante delas foi dita pelo próprio Platão, e pode ser sintetizada da seguinte forma: Tudo o que está no mundo sensível (o que nós podemos perceber por meio dos 5 sentidos) se materializa a partir de ideias, imagens e sentimentos nascidos em nossas cabeças.

Se você entendeu o que Platão quis dizer com a última oração do parágrafo anterior, já conseguiu chegar à RAZÃO pela qual estamos vivendo coisas angustiantes como a escassez de recursos hídricos, as crises de desonestidade entre dirigentes de órgãos públicos, os políticos canalhas que se proliferam, o aumento no número de usuários de drogas, o prenuncio de inflação galopante...: DESCONHECIMENTO!!

Com outras palavras, algum tempo depois, Jesus disse que "o mal é o que sai da boca do homem", mas muita gente não entendeu e por isso vive pensando, projetando e FALANDO sobre o MAL e o MAU.

Admito que a RAZÃO também possa ser outra, se pensarmos nos “prisioneiros dementes”, que assassinaram o tolo fugitivo, que voltara para lhes abrir os olhos. Esses jamais acreditarão que tudo o que vivemos no mundo sensível, é projetado a partir do inconsciente coletivo, pois estão impedidos por algo que a escola e/ou a vida não deram conta: BURRICE!!

Esses vão continuar pregando o apocalipse até conseguirem que ele se manifeste em suas vidas, no Brasil e no mundo.

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 05/02/2015
Reeditado em 08/02/2015
Código do texto: T5126652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.