A MALA NA RUA

Naquele momento, se pudesse escolher entre ter ou não ter uma determinada irmã, eu optaria por não tê-la.

Suei raiva por todos os poros, feri ouvidos puros proferindo impropérios, e sôfrego também suei azedume salgado esperando o fim da via cruzes. Nem Jesus trocaria seu lenho pesado por aquela pesada mala cruel.

Minha irmã – não vou dizer o nome dela para não comprometer sua integridade física e moral – constantemente vem em casa passar uns dias, e sou quase sempre eu que a ajudo com o transporte da mala, tanto para busca-la e algum ponto ou leva-la de volta. Normalmente a mala é leve, com poucas coisas dentro, e são, normalmente, distâncias curtas que no bom bate papo acaba nem se percebendo o tempo correr.

Mas a mala, que ela tem, é uma maldita, com rodinhas quase microscópicas, que acaba constantemente tendo dificuldade até de rodar em piso completamente liso. Imagine então em piso irregular! O transporte, de um lado ao outro, necessariamente é praticado com a dita cuja, a meia altura, longe do piso.

Certa feita, depois de alguns dias aqui comigo, tragicamente o sistema, que ela iria utilizar, para transportar seu esqueleto e a famigerada mala, daqui de casa para a cidade dela, ficava um tanto distante, ou melhor, bem distante mesmo.

Confesso que fiquei arrepiado.

Chegou o momento da partida.

- Maninha, não se preocupe eu te ajudo; eu vou com você! Disse solícito a ela.

Maldição! Eu deveria ser um vidente em algumas situações, e assim teria simulado alguma dor que me impossibilitasse de me mover. Não, não sou, e não fiz isso! Acabei me estropiando.

Na véspera da viagem ela comprou uma panela de ferro, um saco de cinco quilos de arenito, colocou as roupas molhadas num saco plástico, e mais um processador de alimentos, acomodando tudo, não sei como, dentro da mala. Tivermos que eu, ela e alguns vizinhos subir em cima da famigerada mala para poder fechá-la com o zíper.

A mala simplesmente ficou estufada, pesando, nada mais nada menos, uns cento e cinquenta quilos.

De onde moro ao terminal de ônibus não tem cem metros, e no sofrimento carregamos a mala nos braços. Chegamos, eu e ela, tropicando na língua ouvindo a mala gritando:

- Estou estufada, não aguento mais! Vou vomitar! Quero peidar!

A mala não tem boca, mas mandei que ela se calasse.

O motorista do coletivo, em princípio, não queria deixar aquela coisa estranha entrar alegando excesso de peso.

Por fim adentramos com a ajuda dos passageiros.

O buzão, inclinado, patinando, acelerado, sofreu por algum tempo e nos deixou num ponto que seria o mais próximo onde minha mana ficaria. Eu calculo que foi cravado uns dois quilômetros.

Carregar nos braços a mala, nem pensar, e lá fomos nós tentando usar as malditas rodinhas.

Já anoitecia e a chuva se aprontava para cuspir enxurradas.

E lá fomos nós puxando a estufada e pesada mala por calçadas arregaçadas, e ruas disformes. Os gritos da mala ralando no chão, e o barulho que ela fazia no piso acabaram despertando a atenção de todos. Gatos miavam amedrontados, cachorros vadios uivavam encolerizados, mulheres nas janelas gritavam desaforos, putas medrosas fugiam para seus abrigos e a polícia acompanhava medrosamente de longe imaginando que fosse uma mala terrorista.

Puteado, cansado, exausto olhei para traz e vi que ia ficando um sulco no pobre asfalto; e que os ladrilhos, paralelepípedos pulavam soltos na calçada.

Diz a lenda que nenhuma desgraça vem desacompanhada.

E assim, para ajudar, a chuva chegou babando violentamente, e minha mana, ao invés de me emprestar a capa, simplesmente cobriu com ela a desgraçada mala.

Por fim, depois de quase quatro horas arrastando aquela coisa pesada, chegamos ao destino.

A mala estava aos pedaços.

Deserdei minha irmã brigando com ela gritando:

- Vá à merda você e esta famigerada mala! Não me apareça mais lá em casa!

Fui caminhando a passos largos, tomando a chuveirada do tempo, e isto foi o suficiente para me acalmar.

No dia seguinte, driblando a morte, com pneumonia galopante, antes de me internar no hospital, comprei uma mala nova, e um carrinho com rodas bem grandes, grandes mesmo, enviando por SEDEX com um bilhete que dizia:

- Maninha aí vai a mala e o carrinho para você voltar aqui em casa!

Mario dos Santos Lima
Enviado por Mario dos Santos Lima em 08/02/2015
Código do texto: T5130057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.